Gaudium news > Papa nomeia administrador apostólico para Arquidiocese da Paraíba

Papa nomeia administrador apostólico para Arquidiocese da Paraíba

Brasília (Quarta-feira, 06-07-2016, Gaudium Press) Após acolher o pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese da Paraíba apresentado por Dom Aldo Pagotto, o Papa Francisco nomeou Dom Genival Saraiva de França como administrador apostólico da Igreja particular do Estado.

Gaudium Press.png

Dom Genival Saraiva de França

Nascido em Alcantil, município paraibano, Dom Genival Saraiva de França foi ordenado presbítero em 1965, na cidade de Campina Grande.

Mestre em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, na Itália, foi nomeado bispo em 12 de julho de 2000 e ordenado em 23 de setembro do mesmo mês, em Campina Grande.

Além de sua atuação como bispo de Palmares, exerceu também a função de secretário e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB.

Atualmente, faz parte da Comissão Especial para os Bispos Eméritos da CNBB.

Carta aberta

Em mensagem direcionada ao clero, bem como aos religiosos, seminaristas e toda à população da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival comenta a sua nova missão.

Gaudium Press.jpg

“A fim de que possa exercer bem a função de Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, torno minha a prece do salmista: ‘Dai-me bom senso, retidão, sabedoria’ (Sl 118, 66). Tendo consciência de não ser fácil administrar uma instituição, especialmente num contexto de transição, peço, com humildade: ‘Senhor, dai-me serenidade para eu aceitar as coisas que eu não posso mudar. Dai-me coragem para eu mudar as coisas que eu posso mudar. Dai-me discernimento para eu conhecer a diferença'”.

Em seguida, ressalta que através desse discernimento, espera poder contribuir “para a prática da comunhão e da unidade em nossa Arquidiocese, seguindo esse ensinamento de Santo Agostinho: ‘Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade'”.

“Sei que posso contar com a oração e o apoio solidário do clero, das comunidades religiosas e das forças pastorais da Arquidiocese da Paraíba, para fiel cumprimento da missão que me foi confiada”, afirma.

Além disso, Dom Genival não deixou de mencionar a gratidão da população católica da Paraíba à Dom Pagotto. “Ao expressar a Dom Aldo Pagotto o agradecimento da Arquidiocese da Paraíba pelo bem que fez, em seu pastoreio, posso testemunhar-lhe, por experiência, que a renúncia ao governo diocesano não é demérito para nenhum Bispo, por ter completado 75 anos, como no meu caso, ou em razão de enfermidade, como no seu caso”, escreve.

Também na carta, o administrador apostólico da Paraíba destaca a importância dos bispos eméritos na Igreja Católica.

“Os Bispos eméritos continuam servindo à Igreja, de muitas maneiras. Motivado para viver a comunhão fraterna e para colaborar na ação evangelizadora, uno-me aos Bispos da Província Eclesiástica da Paraíba, no seu dedicado trabalho pastoral, em suas respectivas Dioceses de Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira e Patos”, esclarece.

No final, Dom Genival exorta os fiéis a “viver este tempo de vacância da Arquidiocese da Paraíba com um coração misericordioso, no espírito do Jubileu da Misericórdia”.

“Assista-me a graça de Deus e me proteja ‘excelsa Virgem das Neves’, nesta missão de servir, como Jesus!”, conclui. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas