Gaudium news > Com fotografias tridimensionais realizam réplica exata de imagem de Nossa Senhora na Espanha

Com fotografias tridimensionais realizam réplica exata de imagem de Nossa Senhora na Espanha

Valência – Espanha (Terça-feira, 05-07-2016, Gaudium Press) Fazendo uso das novas tecnologias, muito em breve a entrada da Capela do Santo Cálice em Valência contará com uma réplica de Nossa Senhora gótica que atualmente se encontra no Museu da Catedral da mesma cidade.

Com fotografias tridimensionais realizam réplica exata de imagem de Nossa Senhora na Espanha 1.jpg

Isto é graças a digitalização com fotografias tridimensionais que recentemente realizou Stead Pro, uma empresa valenciana especializada nesta área, com o objetivo de que a escultura retorne ao lugar onde se encontrava originalmente, quer dizer, acima da porta de acesso da Capela do Santo Cálice.

De acordo com Jaime Sancho, cônego conservador do Patrimônio Artístico da Catedral de Valência e diretor do Museu, que foi citado pela agência de notícias da Arquidiocese valenciana (AVAN), a imagem “se encontra em perfeito estado de conservação já que sempre esteve protegida da intempérie”.

A escultura, que representa a Virgem Maria com o Menino Jesus em seus braços, data de princípios do século XIV. Ela estava localizada a nove metros de altura da porta de acesso ao Santo Graal que se venera há muitíssimos anos em Valência, onde foi localizada no século XVIII.

Esta imagem, como assegura Sancho, “é de uma beleza e simplicidade admiráveis, e tem como particularidade muito original que o Menino leva em suas mãos o Espírito Santo em forma de pomba abrindo as asas e se projeta para frente com dinamismo, algo que não vemos em outras imagens”.Com fotografias tridimensionais realizam réplica exata de imagem de Nossa Senhora na Espanha 2.jpg

Por ocasião da abertura do Museu da Catedral no dia 07 de junho, a efígie de Nossa Senhora foi descida de sua instalação e incorporada novamente ao Museu da Catedral. Ali está mais próxima “para apreciar sua beleza e valor histórico”, comenta Sancho.

Esta não é a primeira vez que figuras de grande devoção para a Igreja em Valência são submetidas a um processo de digitalização. O Santo Cálice e a imagem original de Nossa Senhora dos Desamparados também foram submetidos a um estudo 3D, realizado pela mesma empresa a cargo da digitalização da Virgem Gótica.

A diferença das imagens tridimensionais desta última, que se utilizaram para fazer sua réplica exata, as da Virgem dos Desamparados se utilizaram para recriar o modelo maior com impressão 3D por ocasião das tradicionais “Falhas”, uma das festas mais significativas de Valência, quando se comemora a Padroeira da Cidade.

Entretanto, a digitalização do Santo Graal permitiu um detalhado estudo da relíquia do Cálice com o qual se crê que Jesus celebrou a Última Ceia. Graças ao estudo 3D, a peça pode ser apreciada a partir de todos os seus ângulos e detalhou-se cada uma de suas partes, como o é a taça de ágata (o cálice como tal), e as pedras preciosas acrescentadas em sua base, que serve de suporte. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas