Gaudium news > Colômbia celebra o 97º aniversário da coroação de sua Padroeira

Colômbia celebra o 97º aniversário da coroação de sua Padroeira

Chiquinquirá – Colômbia (Terça-feira, 05-07-2016, Gaudium Press) O próximo dia 09 de julho será uma data muito especial para a Colômbia; nesse dia se comemora a festividade de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, Padroeira do país, assim como o 97º aniversário de sua coroação.Colômbia celebrará o 97º aniversário da coroação de sua Padroeira.jpg

“O gozo e a alegria inunda os corações do povo colombiano, porque se aproxima a celebração dos 97 anos da coroação de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá. Este é um momento que não podemos deixar passar, porque durante 97 anos a Mãe de Nosso Salvador e Redentor, que por obra e graça do Senhor, decidiu manifestar-se em terras colombianas para dar-nos sua proteção e sua intercessão, nos oferece a esperança para seguir crendo em seu Filho Jesus Cristo e assim caminhar como comunidade apostólica anunciando a salvação e a Boa Nova”, dizem a partir do website oficial da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, onde terão lugar as homenagens à Padroeira dos colombianos.

Como preparação espiritual à festividade, no dia 30 de junho começou na Basílica a Novena em honra à Nossa Senhora, que se estenderá até o dia 08 de julho. O novenário ocorre diariamente a partir das 18h com a recitação do Santo Rosário, a oração do dia e a Eucaristia. Neste mesmo dia 08 de julho, às 18h ocorrerão as solenes vésperas da festividade, celebrada em uma Santa Missa. Às 19h30 seguirá um ato cultural na Praça da Liberdade de Chiquinquirá.

No dia da solenidade mariana, 09 de julho, ocorrerão três atividades importantes, começando às 04h30 com o Rosário da Aurora, seguindo às 09h com a procissão presidida por Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, e culminando às 11h com a Solene Eucaristia.

“Neste 09 de julho te convidamos a viver este grande acontecimento como comunidade que contempla, vive e segue o exemplo de Maria Santíssima”, convidam a partir da Basílica mariana.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, que se encontra plasmada em um lenço que se renovou de maneira milagrosa, recebeu a Coroação Canônica no dia 09 de julho de 1919. Um evento que ocorreu na Praça de Bolívar de Bogotá no marco de uma celebração Eucarística. Este ano é o 97º aniversário do acontecimento.

A imagem venerada no santuário colombiano, tem sua origem com os primeiros conquistadores do Novo Reino de Granada com Antonio de Santana, encomendado pelos povos de Suta e Chiquinquirá. Ele era muito devoto da Virgem Maria em sua invocação de Nossa Senhora do Rosário, construindo em sua honra uma capela na cidade, para a qual mandou pintar uma imagem de Maria acompanhada pelo Apóstolo Santo André e Santo Antônio de Pádua. Com a passagem do tempo e a umidade, a pintura foi se deteriorando.

Anos depois, Maria Ramos, cunhada de Antônio, encontra o quadro e o repara localizando-o no melhor lugar da capela. É aqui onde sucede o acontecimento prodigioso: era o 26 de dezembro de 1586 quando se vê a imagem desprender de si vivos resplendores e transformar suas débeis cores em tons vivos e claros.

Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá foi declarada Padroeira da Colômbia pelo Papa Pio VII no ano 1829. Entre seus visitantes mais ilustres se encontra o Papa São João Paulo II, que visitou o Santuário em julho de 1986 durante sua viagem apostólica à Colômbia.

“Santa Maria, Mãe de Deus! Queremos consagrar-nos a Ti. Porque sois Mãe de Deus e Mãe nossa. Porque teu Filho Jesus nos confiou todos a Ti. Porque quis ser Mãe desta Igreja da Colômbia e colocou aqui em Chiquinquirá teu Santuário”, disse naquela oportunidade o santo Pontífice. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas