Cerca de 2,7 milhões de pessoas comparecem à Romaria do Divino Pai Eterno 2016
Trindade – Goiás (Terça-feira, 05-07-2016, Gaudium Press) Ao longo de dez dias, mais de 2,7 milhões de pessoas passaram por Trindade, durante o período da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, encerrada no último dia 3 de julho com as celebrações da Missa Solene e da Missa de Encerramento.
A Missa Solene, na manhã de domingo, foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, e concelebrada pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; pelo Arcebispo Emérito, Dom Antonio Ribeiro; pelo bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto; pelo Arcebispo do Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães; pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Padre Robson de Oliveira; pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Ednisio Pereira, e demais religiosos.
Por sua vez, a celebração final teve início no final da tarde, com a Procissão Luminosa saindo da Igreja Matriz com destino ao Santuário Basílica. Lá, foi realizada a Missa de Encerramento da Festa, presidida pelo Padre Robson.
Entre as novidades apresentadas na Romaria deste ano está o início das atividades do Cineteatro da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). O projeto contou com uma programação diversificada com palestras, mostras musicais, exibição de filmes, pregações e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
O intuito do Cineteatro Afipe era tornar a passagem dos fiéis peregrinos, por Trindade, ainda mais especial para que eles saíssem com a Fé fortalecida.
A programação foi encerrada também no último domingo, quando foi realizada a inauguração oficial do espaço, com a presença de Dom Giovanni D’Aniello, Dom Washington Cruz e Padre Robson de Oliveira.
Logo depois do descerramento da placa e da bênção, as autoridades eclesiásticas realizaram uma visita pelo Cineteatro, que continuará com sua programação cultural, sendo mais uma opção de entretenimento e oração para os habitantes da cidade goiana.
Em seguida, o Núncio e os outros religiosos se dirigiram para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, que marcou o encerramento das atividades da Romaria.
A possível vinda do Papa Francisco à Trindade
Além de todos esses destaques mencionados, a Festa do Divino Pai Eterno foi também uma oportunidade para o lançamento da campanha “Papa Francisco, venha a Trindade”.
Nessa ocasião, os filhos e filhas do Pai Eterno se uniram pela vinda do Santo Padre à Capital da Fé de Goiás.
No período da Romaria, foram montados quatro pontos de coleta, nos quais milhares de romeiros assinaram a súplica e ainda puderam fazer uma foto com a imagem do Pontífice em tamanho real.
A iniciativa ganhou ainda mais expectativa para que Francisco atenda a este pedido dos milhares de devotos do Divino Pai Eterno.
A campanha prossegue e as assinaturas podem ser feitas pelo portal do Santuário (www.paieterno.com.br), e também através da carta mensal enviada pelo Padre Robson de Oliveira aos associados da Afipe.
“O Pai Eterno é Misericordioso”
A temática deste ano da Romaria teve a intenção de levar os romeiros a se aprofundarem no imenso amor do Divino Pai Eterno, além de trazer a proposta de despertar a misericórdia divina no coração dos cristãos, para conscientizá-los da importância de fazer o bem ao próximo.
A escolha do tema está associada à proposta do Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, que ressalta este Jubileu como uma oportunidade de reconhecermos o amor de Jesus por nós.
A Romaria do Divino Pai Eterno é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Pai Eterno. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Goiânia
Deixe seu comentário