Gaudium news > Arquidiocese de Maringá lança cartilha digital do Projeto Rota 300

Arquidiocese de Maringá lança cartilha digital do Projeto Rota 300

Maringá – Paraná (Terça-feira, 05-07-2016, Gaudium Press) A Comissão da CNBB para a Juventude lançou em todo Brasil o Rota 300. Inspirada na JMJ Rio2013, o projeto é visto para impulsionar a evangelização da juventude, em sintonia com a comemoração dos 300 anos da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Gaudium Press.jpg

Na arquidiocese de Maringá, há uma cartilha digital que orienta, oferece dicas e outros subsídios para a participação das paróquias nesta iniciativa.

De acordo com o site da Arquidiocese de Maringá, os trabalhos paroquiais devem começar já neste mês de julho. “É recomendada a realização de um encontro com todos os jovens para apresentar o projeto e preparar uma parte da bandeira peregrina. Os sonhos dos jovens serão inscritos em um pedaço de tecido que será unido com outros enviados pelas paróquias, formando uma grande bandeira”, informa.

O símbolo será entronizado no dia 15 de agosto, festa de apresentação da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, será colocada uma réplica da imagem original, que até agosto de 2017 vai passar por todas as paróquias da Arquidiocese.

Após o encerramento do projeto, a bandeira construída pelos jovens será enviada para o Santuário Nacional de Aparecida.

Protagonismo juvenil

Além disso, a Igreja de Maringá destaca outra tarefa importante das comunidades, que será a de envolver a juventude no planejamento e execução da peregrinação da imagem.

Segundo o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, os jovens são os “protagonistas desta caminhada, com Maria, a mãe evangelizada e evangelizadora”.

O pedido do bispo é para que “todos que se organizem, junto com os padres e lideranças de vossas comunidades, e que tudo seja feito na maior harmonia e solidariedade”.

Vale ressaltar que o projeto não se resume à passagem da imagem pelas comunidades, uma vez que estimulados pela devoção mariana, os jovens também são chamados a desenvolver iniciativas que contemplem os três eixos do Rota 300, que são a missão, assessoria e estruturas de acompanhamento.

“Acima de tudo, a peregrinação deve ser capaz de gerar muitas experiências missionárias juvenis, suscitar um maior número de adultos que possam acompanhar os jovens e seus grupos, garantir mais estruturas eclesiais juvenis”, explica a coordenação arquidiocesana da juventude.

Cartilha Rota 300

Já a Cartilha Rota 300, subsídio preparado para orientar a realização do Projeto de nome homônimo na Arquidiocese de Maringá, é uma publicação digital com 72 páginas divididas em cinco capítulos.

O primeiro capítulo traz uma apresentação do projeto e um cronograma com as atividades previstas. Já a segunda parte apresenta informações que vão ajudar na realização do projeto nas paróquias. E o seguinte, trata da peregrinação da imagem trazendo, desde o calendário da passagem da imagem, até sugestão de diversas atividades que poderão ser realizadas.

No quarto capítulo, o leitor terá acesso a 13 anexos que trazem conteúdos diversos como roteiros de orações, bem como informações históricas e passagens bíblicas marianas.

Por fim, a cartilha explica sobre a organização da juventude na Arquidiocese e divulga os contatos da coordenação.

O material já está disponível para baixar no blog Jovens Católicos (jovensarquimaringa.blogspot.com.br). (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maringá

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas