Gaudium news > A importância da devoção a São José na fundação do Canadá

A importância da devoção a São José na fundação do Canadá

Toronto – Canadá (Sexta-feira, 01-07-2016, Gaudium Press) A festa do Dia do Canadá, que comemora a autonomia do país diante do Reino Unido a cada dia 1º de julho, motivou a reflexão do Editor associado do jornal católico canadense ‘The Catholic Register’, Michael Swan, sobre um aspecto pouco conhecido da fundação do país, sua relação com a devoção a São José.A importância da devoção a São José na fundação do Canadá.jpg

“Canadá nasceu da Contrarreforma Católica, conduzida pelos Franciscanos Recoletos e Jesuítas que se lançaram a fundo no continente em canoas, descobrindo novos povos, aprendendo novas línguas e sonhando novos sonhos”, relatou Swan. “A primeira coisa que estes missionários fizeram foi dedicar este novo mundo a São José”. A Eucaristia solene presidida pelo Padre Joseph Le Caron na qual se realizou o ato de consagração do que se chamava então Nova França incluiu a nativos e os primeiros colonos, e se levou a cabo no dia 19 de março de 1624.

Na opinião de Swan, se buscou um momento no qual se pode localizar o nascimento da nação do “verdadeiro norte livre e forte”, seria esse março, 19. “Os ingleses ainda não estavam aqui, mas o Padre Le Caron reuniu a presença europeia e os povos aborígenes antigos para celebrar”. Para essa época, a devoção a São José apresentava um florescimento recente, com sua festa ampliada para a Igreja universal apenas em 1621, somente três anos antes da consagração do Canadá.

Somente passaram 15 entre este início da evangelização do Canadá e o violento fim das missões jesuítas, mas o testemunho dos primeiros missionários, entre os quais se conta o mártir São João de Brebeuf, estabeleceu o sonho de um novo território pacífico que não seria uma colônia da Europa e que se converteria em um símbolo de coexistência entre os diferentes povos do Novo e do Velho Mundo. “E tudo isto estava sob a cidade de São José, o trabalhador silencioso que cuidou da sua esposa Maria e seu Filho adotivo. O pai que deu forma à vida oculta de Jesus”. (GPE/EPC)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas