Gaudium news > Mais de 2 milhões de jovens italianos participam neste verão da experiência do Oratório

Mais de 2 milhões de jovens italianos participam neste verão da experiência do Oratório

Turim – Itália (Sexta-feira, 01-07-2016, Gaudium Press) Os oratórios de verão se converteram em uma importante experiência para os jovens italianos, especialmente para aqueles que vivem em zonas de vulnerabilidade e em contextos difíceis e problemáticos. Nestes lugares, crianças são acolhidas, e por meio de brincadeiras, do esporte, do compartilhar e de momentos de Fé, crescem a nível humano e espiritual.

Mais de 2 milhões de jovens italianos participam neste verão da experiência do Oratório.jpg

De acordo com o Foro dos Oratórios Italianos (FOI) -que congrega as iniciativas oratorianas de todo o país-, nos últimos anos foram criados milhares de oratórios nas diversas jurisdições eclesiais, e em comparação com o ano passado há 10% mais oratórios.

“É um lar aberto a todos, onde aprendem a conhecer-se e a estimar-se”, explica o Padre Ricardo Pascolini, Presidente do FOI, em entrevista ao jornal italiano ‘Avvenire’, que é citado pela agência de informação dos salesianos ANS.

Entre os oratórios italianos, são muito conhecidos os salesianos, que desenvolvem o trabalho com o espírito e carisma de São João Bosco, que tanto promoveu esta iniciativa. Ele colocou em marcha o chamado “Sistema Preventivo”, que é o método educativo que desenvolve a congregação salesiana com a missão ensinar aos jovens a falsidade do pecado e a beleza da virtude.

Uma destas experiências é narrada pela ANS: É a do Oratório em Torre Annunziata, muito próxima da cidade italiana de Nápoles, que acolhe durante o verão aos jovens que são vítimas da Camorra, organização criminosa mafiosa da região da Campanha. Umas 500 crianças participam de atividades guiadas até a educação na legalidade, a convivência, a socialização, buscando o desenvolvimento integral de todos.

Em Roma, no ‘Borgo Ragazzi Don Bosco’, também há um interessante trabalho. Ali, desde o dia 20 de junho começou o Oratório de verão com o título “Conectado com… o mundo”. Tem lugar atividades esportivas, teatro, jogos, concertos, etc. Iniciativas que contam igualmente com a presença das famílias.

Não pode faltar o primeiro oratório de Dom Bosco em Valdocco. Durante este verão serão treze semanas de atividades -de 13 de junho a 09 de setembro- na qual participarão cerca de 800 jovens.

Como se destaca no website do Foro dos Oratórios Italianos (FOI), “o Oratório é a inversão mais concreta com a qual uma comunidade cristã expressa proximidade e atenção às jovens gerações, dando a elas a possibilidade de espaços de acolhida, de tempo dedicado, de percursos significativos que tem por objetivo o crescimento de toda a pessoa, a nível humano e espiritual”.

Congregando todas as iniciativas oratorianas existentes na Itália, o FOI nasceu justamente sendo “uma mesa nacional em torno da qual se sentam todas as organizações que se ocupam dos oratórios”. Tudo com o objetivo de fortalecer seu trabalho.

“Fazer crescer o mundo dos oratórios e o modo com o qual, junto com a nossa Igreja Italiana, cremos na centralidade da educação, e nos comprometemos para que em cada jovem tenha uma possibilidade maior para crescer e para crescer bem”, é o propósito do FOI.

Dos oratórios não somente se destacam os milhões de jovens que participam, mas também seus voluntários, que já somam 350 mil, além dos animadores, todos trabalhando em 8 mil estruturas, que são o número de oratórios de verão na Itália para este ano de 2016. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas