Gaudium news > Bogotá acolhe Congresso sobre o Jubileu da Misericórdia

Bogotá acolhe Congresso sobre o Jubileu da Misericórdia

Bogotá – Colômbia (Quinta-feira, 30-06-2016, Gaudium Press) Com o lema “Que um vento impetuoso de santidade percorra este jubileu extraordinário da misericórdia em todas as Américas”, extraído das palavras pronunciadas pelo Papa Francisco, de 27 a 30 de agosto se realizará em Bogotá um Congresso sobre o Jubileu da Misericórdia. O evento é organizado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), junto com a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).Bogotá acolhe Congresso sobre o Jubileu da Misericórdia.jpg

Durante o Congresso se contará com a presença de convidados especiais que aprofundarão os temas centrais. Entre eles o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, que abordará “A missão da Igreja de testemunhar, anunciar e viver o mistério e Evangelho da Misericórdia no continente americano”.

Entretanto, Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério vaticano a cargo dos eventos para o Ano Santo da Misericórdia, será quem oferecerá a palestra inaugural com o tema “Este é o grande tempo da misericórdia”.

Também intervirão Dom Horacio Gómez, Arcebispo de Los Angeles, Estados Unidos; Dom Luis Augusto Castro, Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia; e o Padre Eduardo Chávez, que é Doctor em História. Este último aprofundará sobre “A santidade na América, em tempos do Papa Francisco”.

Segundo expôs o Padre Leonidas Ortiz, Secretário Adjunto do CELAM, o principal objetivo do Congresso é o “custodiar a memória e propôr o testemunho dos santos, testemunhas da misericórdia no continente americano, a partir de distintos caminhos de santidade”.

Entre esses caminhos, como comentou o sacerdote, se falará sobre os santos latino-americanos que derramaram seu sangue no martírio; além disso, “se apresentará a misericórdia que tiveram os santos missionários da primeira evangelização”, entre eles Frei Junípero Serra, José de Anchieta e Francisco de Laval.

Igualmente, haverá um espaço dedicado à dimensão misericordiosa de santas místicas como Rosa de Lima, Teresinha dos Andes, Mariana de Quito, a Beata Maria da Encarnação -conhecida como a Teresa do Novo Mundo-, e Teresa Nadeau Lacour, entre outros.

“Houve santos que dedicaram sua vida aos desamparados: Pedro Claver na Colômbia; Santa Francisca Javier Cabrini, chamada ‘a mãe dos emigrantes’, missionária nos Estados Unidos; Laura Montoya, da Colômbia; Martín de Porres, do Peru; Alberto Hurtado, do Chile; Pedro de San José Betancur, da Guatemala”, acrescenta o Padre Ortiz.

Além das conferências, durante o Congresso se visitarão por volta de 30 obras de misericórdia presentes na Arquidiocese de Bogotá, e está previsto a realização do mural “Testemunhas da Misericórdia”, onde os participantes do evento poderão incluir os nomes de testemunhas de santidade e misericórdia de cada um dos seus países.

O Congresso será inaugurado com uma Santa Missa na Catedral Primaz da Colômbia, sendo antecedido por uma jornada penitencial na Capela do Sacrário. Nesta celebração será possível cruzar pela Porta Santa e ganhar a Indulgência Plenária, graça concedida durante o Ano Santo da misericórdia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas