Gaudium news > Mais de 500 conventos italianos orarão pelos jovens durante a JMJ de Cracóvia

Mais de 500 conventos italianos orarão pelos jovens durante a JMJ de Cracóvia

Redação (Sexta-feira, 24-06-2016, Gaudium Press) Ainda que não participem fisicamente, centenas de religiosas estarão presentes com sua oração na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Cracóvia no final de julho.

Mais de 500 conventos italianos orarão pelos jovens durante a JMJ de Cracóvia.jpg

O Serviço Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja Católica Italiana convidou a mais de 500 mosteiros femininos a unirem-se a partir de suas orações aos peregrinos que se encontrarão na cidade polonesa com o Santo Padre Francisco. O sinal deste gesto é um círio com o logo da JMJ 2016, que se acenderão nos conventos durante os dias da jornada.

“Temos o desejo de que os dias da JMJ possam ser vividos a partir da comunhão de toda a Igreja italiana. Em particular, temos podido acompanhar aos jovens na oração, com o fim de que o Senhor possa cumular sobre eles seus dons (…) Por esta razão temos convidado a todos os mosteiros da Itália a compartilhar este sinal: a comunidade poderá reunir-se em torno do círio da JMJ para dedicar intenções de oração particulares pelos jovens reunidos em Cracóvia”, assinalam a partir do Serviço Nacional de Pastoral Juvenil.

“Com a intercessão de São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, os santos padroeiros desta jornada mundial, oraremos para que todos os peregrinos possam encontrar uma ocasião fecunda para viver sua juventude ‘misericordiosos como o Pai'”, acrescentam.

A partir do Serviço Nacional e as pastorais juvenis diocesanas já tem sido entregues os círios da JMJ em cada um dos conventos, que o têm recebido com agrado e acolhido imediatamente este convite.

Como assinalou a Madre Amata, Carmelita Descalça e religiosa de clausura, cujo mosteiro se encontra na Diocese de Alessandria: “Quero agradecer-lhes por este círio que nos foi presenteado e que nós acenderemos durante nossa oração no curso da Jornada Mundial da Juventude, de modo que nos uniremos a vocês espiritualmente. Aqui estaremos próximas e os acompanharemos nesta experiência”.

A Madre também dirigiu uma mensagem aos jovens italianos que viajarão para Cracóvia: “Esperamos que seja verdadeiramente uma experiência de graça, sobretudo de encontro com a misericórdia de Deus, porque o Senhor te espera (…) O encontro com a misericórdia, o encontro profundo com a verdade de nós mesmos e com a verdade em pessoa que é Jesus. Ele te conhece no profundo quando te olha com o olhar da misericórdia; de uma parte te faz ver a miséria, a fragilidade e ao mesmo tempo te faz sentir que é ali -na debilidade, na miséria-, que sois verdadeiramente amado”.

Outra religiosa, desta vez de um Mosteiro em Ascoli Pieceno, também manifestou sua alegria ao poder se unir à JMJ a partir da oração: “Estou muito contente em poder comunicar-me com vocês. Quero estar também presente na Jornada Mundial da Juventude. Eu estive em três. É uma experiência belíssima, onde se experimenta a beleza de estar juntos, de compartilhar, de proximidade com Jesus (…) Oraremos por vocês a cada dia, acenderemos este círio, e enquanto a cera se consome, oraremos ao Senhor para que Ele os possa consumir com seu amor e lhes faça sentir a beleza de serem amados e de amar. Boa viagem!”.

Tem sido um caminho longo de preparação o que viveram os jovens italianos, que serão um dos grupos mais numerosos no evento mundial. O Serviço Nacional de Pastoral Juvenil dispôs de um website com informações completas sobre a JMJ de Cracóvia. Ali se encontram vários subsídios, assim como informação sobre o evento que iniciará já dentro de um mês. Inclusive o grupo italiano conta com seu próprio kit de peregrino que contêm a Cruz de São Damião, uma lanterna, um rádio, a bandeira italiana e um gorro. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas