Bento XVI volta ao palácio apostólico: homenagem pelos 65 anos de sacerdócio
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 21/06/2016, Gaudium Press) – A Fundação Joseph Ratzinger informou que o Papa emérito Bento XVI voltará ao palácio apostólico do Vaticano no próximo dia a 28 de junho, para uma cerimónia de homenagem comemorativas de seus 65 anos de sacerdócio.
A iniciativa contará com a presença e participação do Papa Francisco e será realizada na Sala Clementina, onde o Papa emérito receberá um livro sobre o sacerdócio.
Bento XVI anunciou sua renúncia ao pontificado a 11 de fevereiro de 2013 e, desde então, leva uma vida de recolhimento, no interior do Palácio do Vaticano, de onde raras vezes sai para acompanhar cerimónias presididas por Francisco ou receber homenagens.
Joseph Ratzinger: História
Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn (Alemanha), no dia 16 de abril de 1927, e passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da Áustria.
Na final da II Guerra Mundial (1939-1945), foi convocado para os serviços auxiliares antiaéreos pelo regime nazi.
Com seu irmão Georg, foi ordenado padre a 29 de junho de 1951; dois anos depois, doutorou-se em teologia com a tese ‘Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho’.
De 1962 a 1965, participou no Concílio Vaticano II como ‘perito’, após ter chegado a Roma como consultor teológico do cardeal Joseph Frings, arcebispo de Colónia.
Colaborador da Verdade
Em 25 de março de 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o arcebispo de Munique e Frisinga. A 28 de maio do mesmo ano recebeu a sagração episcopal e escolheu como lema episcopal ‘Colaborador da verdade’.
O mesmo Paulo VI criou-o cardeal, no consistório de 27 de junho de 1977.
Em 1978, participou no Conclave, celebrado de 25 a 26 de agosto, que elegeu João Paulo I. Foi enviado especial do Papa como seu representante no III Congresso Mariológico Internacional que teve lugar em Guaiaquil (Equador) de 16 a 24 de setembro. No mês de outubro desse mesmo ano, participou também no Conclave que elegeu João Paulo II.
Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé
O Papa João Paulo II nomeou Ratzinger como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, em 25 de novembro de 1981.
265º Papa e renuncia
Em 19 de abril de 2005 foi eleito como o 265.º Papa, sucedendo a João Paulo II; a 11 de fevereiro de 2013, Dia Mundial do Doente e memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, anunciou a renúncia ao pontificado, com efeitos a partir do dia 28 do mesmo mês: uma decisão inédita em quase 600 anos de história na Igreja Católica.
“Avançada idade”
A “avançada idade” foi evocada para justificar sua decisão de renunciar ao Papado.
Bento XVI realizou 24 Viagens Apostólicas Internacionais; assinou três encíclicas e presidiu a três Jornadas Mundiais da Juventude. Além disso convocou Sínodos de Bispos, um Ano Paulino, um Ano Sacerdotal e um Ano da Fé.
“Jesus de Nazaré”
Durante o pontificado encerrou a sua trilogia sobre ‘Jesus de Nazaré’ com um livro sobre a infância de Cristo e assinou um artigo sobre o Natal no jornal económico ‘Financial Times’; em 2010 foi lançado o livro-entrevista ‘Luz do Mundo’, de 2010, resultante de uma conversa com o jornalista alemão Peter Seewald. (JSG)
Deixe seu comentário