Guarda Civil da Espanha recupera relíquia da Cruz de Cristo
Bullas – Espanha (Terça-feira, 21-06-2016, Gaudium Press) A Operação ‘Lignum’ da Guarda Civil realizada na localidade de Bullas, Espanha, permitiu a recuperação de um ‘Lignum Crucis’ (relíquia da Cruz de Cristo) e cerca de 10 mil objetos de patrimônio que incluem um manuscrito do Livro dos Salmos do século XIV. As notáveis relíquias, peças de arte sacra e documentação histórica foram encontradas em uma residência cujo proprietário foi detido pelas autoridades.
Os objetos, qualificados pelos investigadores como de valor histórico e cultural incluem 4 mil peças arqueológicas, 5 mil moedas de diversas épocas, 150 objetos religiosos entre os quais se contam relicários, estandartes, imagens, vasos sagrados e relíquias, 100 restos paleontológicos, 40 pinturas e documentos históricos como livros batismais, registros de nascimentos e matrimônios e outros importantes documentos dos séculos XVI ao XIX.
Segundo reportou Alfa e Omega, as autoridades iniciaram uma investigação em 2015 ao ter notícia de uma inusual coleção de objetos que poderiam fazer parte do patrimônio nacional e que incluíam um retrato do Arcebispo de Valladolid, Dom Antonio García y García, que havia desaparecido após ter sido doado à Igreja Nossa Senhora do Rosário de Bullas por parte das Irmãs Carmelitas Descalças de Tordesillas. O intermediário da doação foi o proprietário da casa e a peça passou à controvertida coleção.
O fato de que os objetos furtados constituíram uma coleção privada ilegal impediu que contassem com a devida preservação e causou deterioração que motivam que exemplares como o manuscrito do Livro dos Salmos devam ser enviados para sua restauração urgente. A apreensão dos objetos permitiu resolver pelo menos 15 casos criminais de subtração de objetos de museus, paróquias, conselhos, escavações arqueológicas. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário