Gaudium news > Guarda Civil da Espanha recupera relíquia da Cruz de Cristo

Guarda Civil da Espanha recupera relíquia da Cruz de Cristo

Bullas – Espanha (Terça-feira, 21-06-2016, Gaudium Press) A Operação ‘Lignum’ da Guarda Civil realizada na localidade de Bullas, Espanha, permitiu a recuperação de um ‘Lignum Crucis’ (relíquia da Cruz de Cristo) e cerca de 10 mil objetos de patrimônio que incluem um manuscrito do Livro dos Salmos do século XIV. As notáveis relíquias, peças de arte sacra e documentação histórica foram encontradas em uma residência cujo proprietário foi detido pelas autoridades.

Guarda Civil da Espanha recupera relíquia da Cruz de Cristo 1.jpg

Os objetos, qualificados pelos investigadores como de valor histórico e cultural incluem 4 mil peças arqueológicas, 5 mil moedas de diversas épocas, 150 objetos religiosos entre os quais se contam relicários, estandartes, imagens, vasos sagrados e relíquias, 100 restos paleontológicos, 40 pinturas e documentos históricos como livros batismais, registros de nascimentos e matrimônios e outros importantes documentos dos séculos XVI ao XIX.Guarda Civil da Espanha recupera relíquia da Cruz de Cristo 2.jpg

Segundo reportou Alfa e Omega, as autoridades iniciaram uma investigação em 2015 ao ter notícia de uma inusual coleção de objetos que poderiam fazer parte do patrimônio nacional e que incluíam um retrato do Arcebispo de Valladolid, Dom Antonio García y García, que havia desaparecido após ter sido doado à Igreja Nossa Senhora do Rosário de Bullas por parte das Irmãs Carmelitas Descalças de Tordesillas. O intermediário da doação foi o proprietário da casa e a peça passou à controvertida coleção.

O fato de que os objetos furtados constituíram uma coleção privada ilegal impediu que contassem com a devida preservação e causou deterioração que motivam que exemplares como o manuscrito do Livro dos Salmos devam ser enviados para sua restauração urgente. A apreensão dos objetos permitiu resolver pelo menos 15 casos criminais de subtração de objetos de museus, paróquias, conselhos, escavações arqueológicas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas