Relíquias de Santo Antônio Barbalha atraem devotos cearenses
Crato – Ceará (Terça-feira, 21-06-2016, Gaudium Press) Recentemente, a comunidade da Paróquia de Santo Antônio, em Barbalha, celebrou a festa de seu Padroeiro, acolhendo a solenidade presidida pelo bispo emérito da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Adalberto Paulo da Silva.
A programação festiva contou com a realização do novenário, bem como a celebração de missas, o casamento comunitário e a presença das relíquias de Santo Antônio Barbalha, que estão na comunidade desde o último sábado, 11 de junho.
As três relíquias – um pedaço da veste, um pedaço do pano em que foram enroladas as cordas vocais e pedaços de ossos do crânio do santo – foram apresentadas à comunidade de forma solene durante a celebração de encerramento da festividade. Nos dias anteriores, participaram de uma peregrinação, visitando desde hospitais públicos da cidade até algumas comunidades locais.
Em meio ao Ano da Misericórdia, a festa teve como tema “Santo Antônio nos conduz à misericórdia”.
De acordo com o Padre Cícero Alencar, pároco da paróquia, toda a vida do padroeiro de Barbalha foi marcada pela misericórdia. “Santo Antônio, apesar de pertencer a uma das famílias mais ricas de Pádua, nunca se deixou levar pelo sentimento de grandeza. Vivia anunciando a boa obra do evangelho. Ele viveu todas as obras de misericórdia corporais e espirituais. Não ficou só no servir, mas partiu para a ação”, disse.
Ao relatar alguns momentos da vida de Santo Antônio, o sacerdote exortou os fiéis para que despertassem no coração o desejo de agir com misericórdia para com os irmãos, assim como o santo padroeiro, a fim de que todos possam viver uma verdadeira conversão. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato
Deixe seu comentário