Gaudium news > Cardeal Rouco Varela recebe doutorado Honoris Causa pela Universidade Católica de Múrcia

Cardeal Rouco Varela recebe doutorado Honoris Causa pela Universidade Católica de Múrcia

Múrcia – Itália (Segunda-feira, 13-06-2016, Gaudium Press) Ao mesmo tempo em que comemorava a festa de seu patrono, Santo Antônio de Pádua, a Universidade Católica de Múrcia (UCAM) entregou distinções aos novos doutores da instituição, entre eles o Arcebispo emérito de Madri, Cardeal Antonio Rouco Varela, que foi investido como Doutor Honoris Causa.

Cardeal Rouco Varela recebe doutorado Honoris Causa pela Universidade Católica de Múrcia.jpg

Em seu discurso, o Cardeal Rouco dissertou sobre a “Questão dos fundamentos pré-políticos do estado democrático de direito na atualidade’, afirmando, que “o respeito, salvaguarda e promoção da dignidade das pessoas, constitui o princípio ético e jurídico sobre o qual deve girar a vida social da comunidade política”, assinalou, e acrescentou que “o mais realista e prometedor no marco inter-cultural é o diálogo entre a Fé cristã e a racionalidade secular ocidental, porque está em jogo aquilo que pode manter o mundo unido”.

O Cardeal Arcebispo de Valência, Dom Antonio Cañizares, foi o encarregado de ler a Laudatio, na qual ressaltou a figura do novo doutor, “e seu trato próximo e amável com os jovens, um dos pontos chave de seu Episcopado”.

O ato iniciou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Arcebispo emérito de Madri, o Cardeal Rouco Varela, e concelebrada pelo Arcebispo de Valência, o Cardeal Antonio Cañizares, e o Bispo da Diocese de Cartagena, Dom José Manuel Lorca Planes.

Também assistiram ao evento Dom Francisco Gil Hellín, Arcebispo emérito de Burgos; Dom Rafael Palmero, Bispo emérito de Orihuela-Alicante; Dom Manuel Ureña, Arcebispo emérito de Zaragoza; José Manuel Gil Tamaña, secretário geral da Confederação Episcopal Espanhola; Antonio Montoro, reitor honorário da UCAM, Manuel de La Puente, almirante de ação marítima e o Presidente do TSJ de Castilla La Mancha, Vicente Rouco Rodríguez. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas