Gaudium news > Cáritas Sevilha lança campanha que promove a obra de misericórdia: vestir ao nu

Cáritas Sevilha lança campanha que promove a obra de misericórdia: vestir ao nu

Sevilha – Espanha (Quarta-feira, 08-06-2016, Gaudium Press) Uma das obras de misericórdia corporais as quais se convida a colocar em prática durante este Ano Santo da Misericórdia, é vestir ao nu. Motivada por esta intenção, Cáritas Diocesana Sevilha, na Espanha, lançou esta semana a campanha “Compartilha, doa tua roupa usada”.Cáritas Sevilha lança campanha que promove a obra de misericórdia vestir ao nu 1.jpg

De acordo com o diretor da organização caritativa da igreja sevilhana, Mariano Pérez de Ayala -que apresentou a iniciativa aos meios de comunicação-, a campanha está concebida como um projeto de coleta de roupa usada que apresenta três objetivos principais: garantir o uso solidário da roupa doada, gerar emprego e cuidar do meio ambiente.

“A roupa que recolhamos será mandada a uma das plantas integrais que Cáritas possui em Valência e no País Basco. Ali a classificará e, se seguir sendo útil, voltará à rede e projetos Cáritas; se já não tiver utilidade, se reciclará”, explicou Pérez de Ayala, acrescentando que a iniciativa não tem nenhum fim lucrativo.

A entidade caritativa dispôs 35 contêineres em paróquias e colégios da província sevilhana, onde se coletará a roupa -quer dizer, prendas de vestir, sapatos, complementos, roupas de cama, de banho, entre outros-, que depois será recolhida por parte de uma equipe da Cáritas e levada às plantas da rede Cáritas para sua classificação, fim solidário e reciclagem.

O diretor da Cáritas Diocesana de Sevilha destacou o tema da geração de emprego, uma das prioridades da iniciativa: “o projeto também está focado na inserção sócio-laboral, o que permitirá dar trabalho a quatro pessoas, ainda que isto seja somente o princípio”. “Existem mais províncias em diferentes Cáritas espanholas que permitiram a criação de muito mais empregos”, acrescentou.

O projeto conta com a colaboração da Fundação Persán, entidade que procura a integração laboral de pessoas que se encontram em uma precária situação social, animando o empreendimento entre os jovens e oferecendo bolsas a estudantes e investigadores universitários, entre outros.

A presidente da fundação, Concha Yoldi -que também participou da coletiva de imprensa-, comentou sobre a iniciativa da Cáritas sevilhana: “aspiramos para que o volume de roupa doada seja tal que nos permita instalar na Andaluzia uma planta integral de classificação e reciclagem que crie muito mais emprego”.

Yoldi igualmente destacou o compromisso que tem a Fundação Persán com todo o projeto, o qual conta com uma contribuição de 45 mil Euros iniciais para a iniciativa.

A Campanha também está inspirada na encíclica “Laudato Sí” do Papa Francisco, onde o Pontífice convidou a praticar um novo estilo de vida que faça responsáveis às pessoas no cuidado dos demais e do mundo. “Todos podemos colaborar como instrumentos de Deus para o cuidado da criação, cada um a partir de sua cultura, sua experiência, suas iniciativas e suas capacidades”, diz o Santo Padre em um trecho do documento.

Com a iniciativa da Cáritas Sevilla também se busca fazer frente a difícil situação social e de pobreza que enfrenta a cidade. Como já o revelou o mais recente informe da entidade caritativa, apresentado em maio. As Memórias 2015 de Cáritas Diocesana de Sevilha falam das altas taxas de desemprego, que supera já o 29%. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas