Gaudium news > Cenáculo Mariano deve atrair cerca de 2 mil pessoas em Brasília

Cenáculo Mariano deve atrair cerca de 2 mil pessoas em Brasília

Brasília (Quinta-feira, 02-06-2016, Gaudium Press) Mais de 2 mil pessoas são esperadas para o Cenáculo Mariano, organizado pelo Movimento Sacerdotal Mariano, neste domingo, 5 de junho, às 14h, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Gaudium Press.jpg

O evento ocorrerá desta vez na Catedral por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, conforme explicou Inelves Duarte, Coordenadora do Cenáculo de Maria.

“A grande novidade deste ano é que o Cenáculo Arquidiocesano será realizado no Ano Santo da Graça e da Misericórdia do Senhor e não nos ocorreu outro lugar, a não ser passarmos juntos pela Porta da Santa da Catedral de Brasília. Graça, essa, que não se repetirá para todos os participantes. Então passaremos juntos pela Porta Santa, talvez em procissão, se for possível, demonstrando nossa unidade ao Santo Padre, o Papa, e a Igreja a ele unida”, disse.

Na ocasião, será feita a acolhida dos fiéis na Igreja Mãe pelos responsáveis de cada Vicariato. O Cenáculo Mariano, segundo umas das organizadoras do evento, Marlene Mateus, é visto como um momento de oração, no qual os participantes evocam a presença de Maria Santíssima, Mãe Intercessora.

“Os Cenáculos são e devem ser, antes de tudo, encontros de oração. Mas essa oração deve ser feita com Maria. Por esse motivo, a recitação do Terço é característica comum a todos os Cenáculos. Com ele (o terço), convida-se Nossa Senhora a unir-se a nossa oração, reza-se com Ela, enquanto que, por Ela mesma, nos é revelado o mistério da vida de Jesus. De forma resumida, este é um evento para rezar com Maria, consagrar-se a Ela e viver a Consagração e a Fraternidade”, esclareceu Marlene.

Após o Cenáculo, haverá a oração do Santo Terço da Misericórdia, bem como partilhas e testemunhos.

Mais tarde, às 18h, o bispo auxiliar, Dom Valdir Mamede, preside uma Missa Solene, concelebrada pelo bispo auxiliar emérito de Brasília e atual responsável nacional do Movimento Sacerdotal Mariano, Dom João Evangelista Martins Terra.

No encerramento do encontro, às 20h, acontece o momento da coroação de Nossa Senhora.

Para Marlene, a realização de todas as atividades previstas para este domingo será de grande importância, uma vez que o intuito do encontro será o de evangelizar, trabalhar a espiritualidade e promover a unidade e a fraternidade entre os filhos de Deus.

“Queremos, nesta ocasião, reunir todos que participam do Movimento, ou querem conhecer, para, juntos e em unidade, renovar a consagração ao Coração Imaculado de Maria. Além disso, a nossa intenção é de levar os participantes a um aprofundamento na espiritualidade do movimento; evangelizar, direcionar a vivência da fraternidade e ajudar e encorajar os desanimados e abatidos nestes tempos difíceis que vivemos”, afirmou.

A coordenadora Inelves Duarte, por sua vez, ressaltou a grandiosidade do evento, deixando o convite para membros e demais pessoas participarem do Cenáculo Arquidiocesano deste ano.

“Não podemos viver tamanha graça fechados em nós mesmos ou no nosso movimento. Devemos vivê-lo, como nos ensina Nossa Senhora, em comunidade. Razão pela qual convidamos representantes de outros Movimentos e Pastorais para se fazerem representar neste Cenáculo extraordinário, na diversidade de dons e carismas, mas unidos em um só coração e uma só alma”, acrescentou Inelves. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas