Prêmio Arthur Ross de arquitetura clássica é outorgado a Duncan Stroik
Nova York – Estados Unidos (Quarta-feira, 01-06-2016, Gaudium Press) O prêmio mais antigo no campo da arquitetura clássica nos Estados Unidos, o Prêmio Arthur Ross, foi outorgado em nova York ao arquiteto Duncan Stroik, que projetou, entre outros, o templo de Nossa Senhora da Santíssima Trindade no ‘Thomas Aquinas College’ em Santa Paula, Califórnia.
“Você aprende sua Fé através do edifício; são sermões em pedra, e é por isso que são tão importantes”, afirmou Stroik a CNA em 2013. “Não há dúvida em minha mente que a arquitetura que construímos nos últimos 40 anos não nos ajudou a reter a Fé nos jovens e não fez um grande trabalho de evangelização (…). Gerações de pessoas cresceram nestes edifícios banais, os quais não lhes ensinaram nada ou as coisas equivocadas sobre a Fé, e por isso a arquitetura é tão importante”.
O blog New Liturgical Movement destacou obras de Stroik como o templo previamente mencionado e que foi o primeiro templo clássico a construir-se em uma universidade em 60 anos, assim como o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em La Crosse, Wisconsin, que qualificou como “o maior templo clássico construído em décadas” e a restauração da Catedral de São José em Sioux Falls, Dakota, a qual não somente renovou mas aumentou notavelmente seu esplendor após os trabalhos.
Meios seculares como o Wall Street Journal destacaram as obras arquitetônicas de Stroik, que segundo esta publicação “trabalhou longa e duramente para reconectar o patronato artístico católico com sua herança antiga”. Stroik ainda é autor de um completo livro que introduz os princípios da arquitetura sacra: “O edifício da igreja como lugar sagrado”. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário