Igreja Colombiana celebrará o XII Congresso Nacional Missionário
Bucaramanga – Colômbia (Quarta-feira, 18-05-2016, Gaudium Press) Dirigido a todos os discípulos missionários da Colômbia, a Igreja do país latino-americano celebrará de 26 a 29 de maio em Bucaramanga o XII Congresso Nacional Missionário. Promovido pela Comissão Episcopal de Animação Missionária da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), a partir do Departamento de Animação Missionária, em conjunto com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP) da Colômbia e a Arquidiocese de Bucaramanga, o evento levará por lema “Somos Igreja colombiana, em saída missionária”, e por tema “Missão Ad gentes, vida e compromisso, nos planos e processos de evangelização das Igrejas particulares da Colômbia”.
Sobre o lema e o tema se referiu Dom Francisco Javier Múnera Correa, IMC, Vigário Apostólico de São Vicente del Caguán, Presidente da Comissão Episcopal de Animação Missionária, ao introduzir a cartilha preparatória do Congresso: “Este é o lema motivador deste grande acontecimento eclesial. E além do lema, ser uma Igreja em saída missionária, é o modo como a Igreja que peregrina na Colômbia deseja definir-se a si mesma em sua relação com o chamado urgente da Missão, tanto dentro de suas próprias fronteiras geográficas e existenciais como em relação com a corresponsabilidade com a Missão, tanto dentro de suas próprias fronteiras geográficas e existenciais como em relação com a corresponsabilidade com a missão da Igreja Universal”.
Entre as surpresas do Congresso, se contará com a presença do Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, dicastério vaticano que coordena tudo referente à missão no mundo. O purpurado estará presente no evento em nome do Santo Padre.
“A presença do Cardeal Filoni é muito importante, já que representa ao Santo Padre em seu esforço pela evangelização do mundo e nos transmitirá a mensagem do Papa e a esperança missionária que a Igreja tem à respeito da participação missionária ‘Ad gentes’ de nossas Igrejas particulares”, dizem os organizadores.
Os objetivos do Congresso são: “despertar, aprofundar e amadurecer a consciência e a ação missionária de nossas Igrejas particulares, para que seus planos e processos de evangelização respondam com maior generosidade e eficácia aos desafios da missão ‘Ad gentes’, que o mandato de Jesus Cristo e as urgências do mundo, nos apresentam para a construção do reino de Deus”.
O evento transcorrerá em torno de palestras, fóruns e testemunhos missionários. Terá um amplo espaço para a oração com a Capela de Adoração Eucarística que se disporá, ainda das celebrações Eucarísticas e jornadas de confissões, para animar as graças outorgadas por ocasião do Ano Santo da Misericórdia. Além disso, se destacará a vida dos santos missionários na Colômbia, entre eles a Madre Laura Montoya, primeira santa reconhecida do país, e se comemorarão vários acontecimentos eclesiais, como o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II e o Decreto ‘Ad gentes’, além do Ano Santo convocado pelo Papa Francisco.
Ao Congresso estão convidados todos os Bispos da Colômbia, os religiosos e religiosas representantes da Conferência de Religiosos da Colômbia (CRC), e representantes da animação missionária de cada uma das jurisdições eclesiais do país. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário