Cidade no Rio celebra os 53 anos do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho
Rio de Janeiro (Quarta-feira, 18-05-2016, Gaudium Press) A cidade de Maricá, localizada a 60 quilômetros da capital do Estado do Rio de Janeiro, celebrou recentemente em 26 de abril uma missa em ação de graças pelos 53 anos do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho, bem como os primeiros votos da juniorista Joyce Rodrigues Ponciano. Neste dia, a cerimônia teve lugar na capela da Casa Geral e foi presidida pelo diretor da congregação, o bispo emérito Dom Karl Josef Romer.
O Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho nasceu em 1963, através de um desejo da Madre Maria Bernadete na cidade de Cajazeiras, na Paraíba. Naquela época, a religiosa do Carmelo das Irmãs Missionárias, que acabara de ser eleita madre geral nessa congregação, queria colocar nas constituições um compromisso específico das religiosas, que seria o de rezar e sacrificar suas vidas pela santificação dos sacerdotes.
Então, ao ser aconselhada pelo fundador do Carmelo a escrever uma carta para Roma com a finalidade de receber a autorização do pedido, logo, juntamente à resposta, veio a orientação para que a madre se desligasse da congregação de origem para fundar uma nova.
No ano de 1957, acompanhada das irmãs Maria do Santíssimo Sacramento, Maria Violeta, Maria dos Anjos e Maria Teresinha, a Irmã Maria Bernadete partiu da região do Nordeste e desembarcou na Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo acolhida pelo então Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, considerado o pai espiritual do instituto e responsável por oferecer as diretrizes que as religiosas precisavam para a fundação.
Iniciando seus trabalhos para a edificação da obra, a primeira tarefa foi a de confiar ao Padre jesuíta Flávio da Veiga os cuidados espirituais do instituto. E a partir do apoio da Companhia de Jesus, assim como a fervorosa devoção por Maria Santíssima, Madre Bernadete descobrira quem seria a patrona da instituição: Nossa Senhora do Bom Conselho.
Depois, houve a escolha do espaço para exercer o trabalho missionário. E nesta parte, Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, bispo da Arquidiocese de Niterói, ofereceu as irmãs uma casa em Maricá, local o qual assumiram a catequese na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, sendo auxiliares do pároco, Cônego Joaquim Antônio de Carvalho Batalha.
Próximo do final dos anos 1970, a residência já não comportava mais as novas jovens que foram ingressando na congregação. E desta forma, alguns sacerdotes resolveram auxiliar, levantando recursos pela construção de um prédio para sediar o instituto.
E assim, a congregação cresceu e pode se consolidar por meio das missões espalhadas pelo Rio de Janeiro e pelos demais estados brasileiros.
Atualmente, as irmãs do Bom Conselho promovem seus trabalhos no Seminário de São José, na Casa do Padre, na comunidade Santa Teresinha, no Palácio São Joaquim, e na Comunidade Nossa Senhora da Esperança, no bairro carente de Ititioca, em Niterói.
Em Minas Gerais, as religiosas são responsáveis por uma casa de missão situada em Senhora dos Remédios, na Arquidiocese de Mariana. E em São Paulo, estão a cargo da residência de Dom Eusébio, Cardeal Emérito do Rio. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário