Gaudium news > Exposição sobre Dom Octávio Chagas de Miranda acontece em Pouso Alegre (MG)

Exposição sobre Dom Octávio Chagas de Miranda acontece em Pouso Alegre (MG)

Pouso Alegre – Minas Gerais (Quarta-feira, 18-05-2016, Gaudium Press) A exposição itinerante sobre a vida de Dom Octávio Chagas de Miranda, antigo bispo de Pouso Alegre, desembarcou na Faculdade de Direito do Sul de Minas em 11 de maio. Elaborada com o apoio do curso de História da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), a mostra acontece no pátio do prédio sede da instituição de ensino.

Gaudium Press.jpgA pedido do Arcebispo Metropolitano, Dom Luiz Majella Delgado, a exposição acerca de Dom Octávio deseja intensificar a importância da atuação pastoral de Dom Octávio para a arquidiocese, ao mesmo tempo que pretende ressaltar a benéfica atuação do bispo nos seus 43 anos de trabalho junto à comunidade pouso-alegrense.

A mostra conta com diversas fotos que narram alguns momentos da vida do bispo de Pouso Alegre falecido em 1959, bem como o jubileu de ordenação presbiteral celebrado na Catedral Metropolitana da cidade mineira.

Todas as informações foram obtidas por meio do testemunho deixado pelo Cônego Augusto José de Carvalho (in memorian), que em 1981 lançou o livro “Uma vida dedicada à Igreja em Pouso Alegre: centenário de Dom Octávio Chagas de Miranda”.

Segundo uma das responsáveis pela organização, Dra. Maria Eunice Duarte Cheberle, “a exposição relembra a trajetória de Dom Octávio, de dedicação à Arquidiocese e ao povo de Deus, evangelizando, criando associações religiosas e assistenciais, contribuindo de maneira notável, para o progresso e prosperidade de Pouso Alegre e região”.

“Além disso, documenta as inúmeras realizações materiais e espirituais, cuja coragem esteve sempre a nortear sua vocação empreendedora”, declarou Dra. Maria Eunice.

Além da equipe do curso de História da Univás, houve um trabalho desenvolvido pelo Laboratório de História Oral, coordenado pelo professor Cleyton Antônio da Costapara a organização da exposição.

“Reunimos as fotografias e montamos as legendas através da técnica de História Oral, seguindo a ordem cronológica os fatos marcantes da vida de Dom Octávio. Foi um trabalho muito gratificante, pois mostramos o nosso trabalho e prestamos nosso apoio à comunidade”, afirmou a coordenadora do curso, professora Marilda Laraia.

Para o diretor da Faculdade de Direito do Sul de Minas, Rafael Simões, o apoio da Faculdade é uma forma de trazer a história de Dom Octávio e a importância de sua atuação em Pouso Alegre para conhecimento dos alunos e funcionários.

“Dom Octávio foi uma personalidade muito importante para nossa cidade. Seu inestimável trabalho influenciou no crescimento de Pouso Alegre, e isto deve ser disseminado”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Pouso Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas