Nomeado novo bispo coadjuntor para a Diocese de Crato
Crato – Ceará (Quarta-feira, 18-05-2016, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 18, como novo bispo coadjuntor da Diocese de Crato Dom Gilberto Pastana de Oliveira, então prelado de Imperatriz, no Maranhão.
Em 24 de março passado, durante a celebração dos Santos Óleos, na Catedral Nossa Senhora da Penha, o bispo diocesano Dom Fernando Panico anunciou aos fiéis que o Santo Padre havia aceitado o seu pedido de enviar um bispo para auxiliá-lo na administração do bispado.
Dom Gilberto estará na Diocese de Crato para auxiliar Dom Panico, que permanece como bispo diocesano até a sua renúncia que não tem data prevista.
Assim, quando houver renúncia do bispo titular, o bispo coadjutor poderá assumir a administração da diocese.
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Nascido em Boim, na Diocese de Santarém, no Pará, o religioso foi ordenado sacerdote em 1985. Ao longo de sua trajetória, desempenhou vários cargos, como Vigário paroquial, Reitor de Seminário; Coordenador Diocesano de Pastoral; e Diretor da emissora católica Rede Vida de Televisão.
Em agosto de 2005, foi ordenado bispo da Diocese de Imperatriz, no Maranhão, pelo então Papa Bento XVI.
Mestre em Teologia com especialização em Teologia Espiritual, em Roma, na Itália, tem como lema “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”.
Anúncio do bispado cearense
O Bispo Dom Fernando Panico, através da Rádio Educadora do Cariri, expressou sua alegria pela nomeação do mais novo bispo coadjuntor:
“Alegremo-nos todos no Senhor, pois na Semana de Pentecostes somos agraciados pela Misericórdia do Nosso Pai (…) Certo da acolhida fraterna de todos para este novo momento da Diocese Romeira e Missionária, agradeçamos a Deus a chegada de Dom Gilberto entre nós”, disse.
Em comunicado publicado no site da Diocese de Crato, Dom Panico enalteceu ainda mais a chegada de Dom Gilberto:
“É com grande alegria que comunico ao povo de Deus da Igreja Particular de Crato que, hoje, dia dezoito de maio de 2016, o Santo Padre Papa Francisco, atendendo ao meu pedido, nomeou um bispo coadjutor para compartilhar o pastoreio da nossa Diocese. A escolha do Santo Padre recaiu sobre Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo da Diocese de Imperatriz, Maranhão. Pedimos ao Divino Espírito Santo que fortaleça este irmão que vem em nome do Senhor, o Bom Pastor. Que Nossa Senhora da Penha, Padroeira da Diocese de Crato, nos abençoe”.
O novo bispo coadjuntor de Crato será apresentado aos fiéis cearenses em cerimônia marcada para o dia 17 de julho. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato
Deixe seu comentário