Os 7 séculos da história dos jubileus agora em um documentário
Roma – Itália (Terça-feira, 17-05-2016, Gaudium Press) “Três golpes de martelo em uma porta de bronze com o sinal… A partir desse gesto, protagonizado pelo Papa, toda a Cristandade vive um ano especial…”, assim começa o documentário “Jubileu: 700 anos buscando o perdão”, que realizou a agência de televisão Rome Reports e foi lançado na semana passada. O audiovisual fala da origem e significado dos jubileus na Igreja Católica, a propósito do Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco para este ano de 2016.
“O primeiro Ano Santo do Papa Francisco recolhe toda a tradição de 700 anos de jubileus, mas com um selo próprio: é o Jubileu da Misericórdia”, sublinha o documentário.
O audiovisual, de cinquenta minutos de duração, faz uma viagem para descobrir a origem do jubileu e seu impacto em sua primeira edição, quando foi instituído no ano de 1300 pelo Papa Bonifácio VIII, uma decisão que deu um novo significado aos peregrinos que por então chegavam à Cidade Eterna para venerar as relíquias de São Pedro e São Paulo, assim como “A Verônica”.
Este fato motivou o então Pontífice a convocar o Jubileu a cada cem anos e conceder a Indulgência Plenária aos fiéis: “Concedeu indulgência plenária a todos os cristãos que acodem a Roma para visitar os grandes santuários de São Pedro e São Paulo”.
Também faz um percurso pelos lugares onde se pode ganhar a Indulgência Plenária, como são as Basílicas Romanas, entre elas a de São Paulo Extramuros; e descobre os motivos pelos quais o Papa Francisco convocou o Jubileu da Misericórdia.
Para isso recolhe vozes de vários especialistas e conhecedores do tema, como familiares dos pontífices; o porta-voz de São João Paulo II, Joaquín Navarro Valls; Dom Rino Fisichella, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério vaticano a cargo da organização do Jubileu da Misericórdia; e a historiadora do Arquivo Secreto Vaticano.
O documentário destaca vários dos eventos jubilares: o do Grande Retorno e do Grande Perdão de 1950 que convocou o Papa Pio II para sanar as feridas da II Guerra Mundial; e o Grande Jubileu do ano 2000 para receber o novo milênio, que nomeou São João Paulo II.
“O Grande Jubileu do ano 2000 está às portas. Desde minha primeira Encíclica ‘Redemptor hominis’, olho para esta data com a única intenção de preparar os corações de todos a fazer-se dóceis a ação do Espírito. Será um acontecimento que se celebrará contemporaneamente em Roma e em todas as Igrejas particulares disseminadas pelo mundo, e terá, por dizê-lo de algum modo, dois centros: por uma parte a Cidade onde a Providência quis colocar a sede do Sucessor de Pedro, e por outra, Terra Santa, na qual o Filho de Deus nasceu como homem tomando carne de uma Virgem chamada Maria”, disse João Paulo II na Bula ‘Incarnationis mysterium’ com a qual convocou o Grande Jubileu.
Os Jubileus na Igreja Católica se celebram de maneira ordinária cada 25 anos, ou de maneira extraordinária se assim o determina o Santo Padre para circunstâncias especiais, como o que tem lugar este 2016. Durante eles se concede a graça especial da Indulgência Plenária. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário