Gaudium news > Diretor brasileiro Walter Salles receberá prêmio cultural da Santa Sé

Diretor brasileiro Walter Salles receberá prêmio cultural da Santa Sé

Cidade do Vaticano (Quinta, 03-09-2009, Gaudium Press) O cineasta brasileiro Walter Salles, diretor de filmes como “Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta”, será premiado amanhã no Festival de Veneza com o prêmio Bresson, uma láurea entregue pela Fundação Entidade do Espetáculo, por meio dos Pontifícios Conselhos das Comunicações Sociais e para a Cultura, para o “diretor que tenha dado um testemunho significativo do difícil caminho em busca do significado espiritual da nossa vida”.

O prêmio Bresson foi instituído pela Fondazione Ente dello Spetacolo (Fundação Entidade do Espetáculo), com os Pontifícios Conselhos das Comunicações Sociais e para a Cultura, na 10ª edição da mostra de Veneza. Grandes e renomados diretores, como Giuseppe Tornatore, Wim Wenders, Zhang Yuan e Aleksandr Sokurov, já receberam a láurea. Salles receberá o prêmio das mãos do arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

Hoje, o jornal vaticano “L’Osservatore Romano trouxe em sua edição uma entrevista com o cineasta brasileiro na qual ele relembra sua infância, sua formação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o início de sua carreira e os artistas que o inspiraram. O jornal, por sua vez, afirma na apresentação do texto que no diretor brasileiro se encontram e se misturam a “fisicidade do movimento e a interioridade da busca”.

Sobre a condecoração católica, Walter Salles disse a considerar “não somente um olhar generoso aos trabalhos que realizei até hoje, mas principalmente um encorajamento a escrever e dirigir os próximos filmes”.

O 66º Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos três mais importantes festivais do circuito cinematográfico mundial, começou ontem e prossegue até o próximo dia de 12 de setembro, quando serão conhecidos todos os vencedores.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas