Gaudium news > Dom Osoro anima o clero de Madri a imitar as virtudes de São João de Ávila

Dom Osoro anima o clero de Madri a imitar as virtudes de São João de Ávila

Madri – Espanha (Quinta-feira, 12-05-2016, Gaudium Press) Na última terça, 10 de maio se comemorou a festividade litúrgica de São João de Ávila, santo padroeiro do clero espanhol, e os sacerdotes da Arquidiocese de Madri o celebraram com um encontro muito especial que ocorreu no Seminário Conciliar. A jornada esteve marcada pelas Bodas de Ouro e Prata de vários dos presbíteros que exercem seu trabalho na capital espanhola.Dom Osoro anima o clero de Madri a imitar as virtudes de São João de Ávila.jpg

Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, abriu o encontro que ocorreu em um salão de atos, o qual se encheu com a presença dos sacerdotes. O prelado agradeceu a companhia dos presbíteros e lhes animou a continuar com seu ministério. Posteriormente, o Arcebispo Castrense, Dom Juan del Río, ofereceu uma conferência que levou por título “São João de Ávila no Ano Jubilar da Misericórdia”.

“A originalidade do mestre de Ávila se experimenta no Deus da misericórdia, que é amor, envia amor e entrega amor”, ele “era um homem orante e apaixonado pela missão, e sempre esteve focado para a paixão que ele tem”, mas “com um duplo amor: para Cristo crucificado e para ganhar almas para Cristo”, disse o Arcebispo Castrense.

Depois, e antes da celebração Eucarística, o Arcebispo de Madri entregou vários obséquios aos sacerdotes que celebravam suas Bodas de Ouro e de Prata.

Já durante a homilia da Celebração Eucarística, Dom Osoro exortou aos sacerdotes a serem membros da Igreja, amando-a profundamente, tal como o fez São João de Ávila. “É o Senhor o que, valendo-se de circunstâncias distintas, nos chamou para que nós, nesta terra, nesta história concreta dos homens, prolonguemos seu ministério”, assinalou o prelado.

Em seguida, lhes alentou a acolher a misericórdia de Deus, seu grande amor, para assim dar amor, como o fez também o padroeiro do clero espanhol: “São João de Ávila, a quem hoje recordamos, era um homem de uma intensa familiaridade com Deus, porque havia descoberto o amor de Deus que o liberava de sua miséria, o liberava dele mesmo, e o cumulava de seu amor com sua grande misericórdia”.

De acordo com o Arcebispo de Madri, João de Ávila “tinha uma Fé e uma confiança absoluta no amor que ele tinha experimentado, sobretudo na Cruz de Jesus (…) Seus escritos resumem um amor imenso e intenso à Igreja de Jesus Cristo (…), ele foi quem viu muitas vezes esse rosto desfigurado pelos pecados daqueles que tinham que ser exemplo para os demais”.

No entanto, prosseguiu Dom Osoro, “tudo isto não retirou um ápice do amor à esposa de Cristo (…) Portanto, tenhamos este amor, e expressemo-lo em e com nossa vida”.

Ao concluir a homilia, o Arcebispo de Madri elevou uma ação de graças a Deus pelas Bodas de Ouro e Prata sacerdotais, e ofereceu a eles uma bênção especial: “Peço ao Senhor que os que cumprem 50 anos de ministério e os 25 anos, os de hoje uma graça especial e singular para viver com alegria o que um dia por graça recebestes”.

São João de Ávila, que nasceu em Almodóvar del Campo no dia 06 de janeiro de 1500 e faleceu em 10 de maio de 1569 em Montilla, Córdoba, é padroeiro do clero secular espanhol desde o ano de 1946. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas