Gaudium news > “Lumen TV”, o novo canal católico da Zâmbia

“Lumen TV”, o novo canal católico da Zâmbia

Luzaca – Zâmbia (Quarta-feira, 11/05/2016, Gaudium Press) – A rede televisiva católica, que ainda em 2016, cobrirá todo o território da Zâmbia deverá chamar-se “Lumen TV Zâmbia”.

O projeto televisivo teve início em 1994 a partir de uma reflexão dos bispos locais sobre o uso dos meios de comunicação de massa no serviço da evangelização.

Inicialmente o interesse dos religiosos estava voltado mais para a rádio. Várias emissoras diocesanas foram criadas. E estas emissoras até hoje representam o meio mais eficaz de que dispõe a Igreja para a comunicação para o grande público da mensagem do Evangelho e a formação dos fiéis leigos.

Mais necessidades

Num contexto que muda rapidamente, embora sejam numerosas, as emissoras de rádio já não são suficientes e estão quase ultrapassadas por outras mídias.

Números do governo indicam que 94% das famílias zambianas possuem um aparelho de televisão e já são, hoje em dia, também o principal meio de difusão de conteúdos religiosos.

Mas existe uma outra realidade: são sobretudo as denominações protestantes, ou até mesmo de grupos fundamentalistas hostis à Igreja Católica, que detêm a maior parte dos canais religiosos.

Padre Cleophas Lungu, Secretário Geral da Conferência Episcopal, explica que esse é um dos motivos que fez com que “os bispos decidissem para dar início ao projeto de uma televisão católica que cobrisse todo o território nacional”.

Religiosidade e desejo de espiritualidade

O impacto dos media religiosos na vida quotidiana dos zambianos não pode ser subestimado.

“Isto acontece – avalia Padre Lungu – sobretudo pelo tipo de mensagem que é transmitida.

E, ao mesmo tempo, admite o religioso, está claro que existe “uma sede de espiritualidade, que é saciada também por estes canais. A presença de uma TV católica nos permitirá preencher este vácuo” existente até agora.

A Igreja Católica, à qual pertencem quase metade dos cristãos do país, estava ausente desse panorama midiático.

Os programas estritamente religiosos, porém, serão somente uma parte da programação da “Lumen TV”, que vai enfocar também na educação e nas boas práticas de desenvolvimento social, por exemplo no âmbito da saúde. Um prolongamento, portanto, da ação que a Igreja já realiza há anos em todo o território nacional.

“Trata-se de comunicar uma mesma mensagem, mas de maneira mais eficaz – sintetiza o Secretário Geral da Conferência Episcopal. No passado a catequese tradicional bastava, mas hoje, sobretudo em relação aos jovens, continuamente conectados por meio dos celulares, redes sociais como Facebook e Twitter, devemos adaptar os nossos métodos de evangelização e de anúncio da Palavra de Deus”.

É neste sentido que “o lançamento de uma televisão católica de alcance nacional será o primeiro passo na exploração de novas plataformas e novos modos de levar em frente a missão da Igreja: pregar o Evangelho em toda a criação”, conclui o Padre Lung. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas