Bispos das Filipinas oferecem “colaboração vigilante” e guia moral após eleições
Manila – Filipinas (Terça-feira, 10-05-2016, Gaudium Press) A Conferência de Bispos das Filipinas (CBCP) publicou uma declaração por ocasião das eleições gerais no país, as quais deram como ganhador a Rodrigo Duterte, um candidato que causou preocupação por suas posições radicais. Os Bispos prometem uma “colaboração vigilante” e a continuidade de seu ministério de orientação moral, assim como sua oração para que os novos governantes exerçam seus cargos com sabedoria.
“A maior promessa que a Igreja pode oferecer a qualquer governo é a colaboração vigilante, e essa oferta a realizamos agora”, afirmou o Presidente da CBCP, Dom Sócrates Villegas. “Pediremos a nossa gente para trabalhar com o governo pelo bem de todos, e continuaremos sendo vigilantes para que aos poucos falemos para ensinar e profetizar, para admoestar e corrigir, porque esta é nossa vocação”. Os Bispos das Filipinas se destacaram pelos seus pronunciamentos e ações públicas sobre temas sensíveis como a promoção pública dos anticoncepcionais e a legalização do divórcio.
Sobre os resultados das eleições, os prelados recordaram que “a mão de Deus é reconhecida nos eventos da história”. Além disso, aconselharam aos ganhadores dar crédito “por sua vitória então, não a fama ou a popularidade, mas a Deus que os chama a serviço e a cuidar aos mais débeis e os mais atribulados em meio de nós”.
“Aqueles que foram escolhidos para o ofício, lhes asseguramos nossas orações, principalmente por sabedoria, para que discernam a vontade de Deus para seu povo e com valentia realizem o que Ele ordene”, indicaram os prelados. Aqueles que perderam as eleições, os Bispos animaram a recordar sua dignidade os prelados. Aqueles que perderam as eleições, os Bispos animaram a recordar sua dignidade de Filhos de Deus e a descobrir o caminho traçado por Deus “em Fé e docilidade ao Espírito de Deus”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário