Apresentado na Espanha estudo sobre o impacto sócio-econômico da atividade cultural da Igreja
Madri – Espanha (Terça-feira, 10-05-2016, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) apresentou no dia 05 de maio um estudo sobre o Impacto Sócio-Econômico da Atividade Cultural da Igreja Católica.
A investigação, realizada pela empresa KPMG a pedido da Secretaria de Assuntos Econômicos do organismo eclesial, ocorreu dentro da Memória Anual de Atividades da Igreja na Espanha, que a CEE apresenta a cada ano desde 2007 para dar a conhecer as contribuições e destinho dos recursos que se receberam graças aos contribuintes que assinam o quadrado a favor da Igreja Católica na Declaração anual de Renda.
A apresentação, que teve lugar na Paróquia dos Jerônimos em Madri, contou com a presença do Padre José Gabriel Vera, Diretor da Oficina de Informação da CEE; Ester Martín Domínguez, Vice-secretária de Assuntos Econômicos da CEE e responsáveis da Memória das Atividades da Igreja; o Padre Pablo Delclaux, Diretor do Secretariado da Comissão Episcopal de Patrimônio Cultural; e José Luis Blasco, da empresa KPMG.
Durante sua intervenção, Ester Martín recordou que são várias as atividades que realiza a Igreja: litúrgica, pastoral, educativa, caritativa e assistencial, evangelizadora e cultural. Esta última é na qual se baseia a investigação.
“A Igreja se faz presente nesta atividade cultural através do cuidado e sustento de todos estes bens culturais (…) Também o coloca à disposição de toda a sociedade (…) Este cuidado tem um impacto direto associado”, assinalou.
Entretanto, José Luis Blasco, responsável pelo estudo, assinalou que este se baseou na análise do impacto econômico que tem a atividade cultural da Igreja a nível nacional; o qual se indagou a partir de dois aspectos: bens imóveis e celebrações significativas. Dados que foram recolhidos das 69 dioceses espanholas e a Arquidiocese Castrense.
O estudo mostrou que a Igreja na Espanha conta no total com 3.168 bens imóveis, 18 dos quais foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, 78 são catedrais e 3.072 são bens de interesse cultural que não são catedrais.
Quanto aos bens imóveis e Patrimônio Cultural, a pesquisa revelou que o impacto total do PIB no turismo associado gera 22.620 milhões de Euros de impacto total agregado, que supõem 2,17% do PIB da Espanha em 2014. Além disso, os bens imóveis de interesse cultural da Igreja vem sustentando 225.300 empregos, dos quais 71% são diretos.
Enquanto as celebrações e festas religiosas, a investigação mostra que existem 40 que são de interesse turístico internacional, e 85 de interesse turístico nacional.
De acordo com o estudo, estas celebrações são fontes geradoras de impacto econômico e emprego, com 9.800 milhões de Euros de impacto estimado no PIB, e 97.000 empregos diretos, mais 134.000 empregos gerados.
Por sua vez, o Padre Pablo Delclaux, Diretor do Secretariado da Comissão Episcopal do Patrimônio Cultural recordou que a função do Patrimônio Cultural é ajudar a Igreja a cumprir a tripla missão de “anunciar, celebrar e compartilhar a alegria da salvação”.
A Missão deste Patrimônio não é outra que a mesma da Igreja, que é anunciar o Evangelho, anunciar a alegria da Salvação a todos os homens. É também a de celebrar o mistério da Salvação (…) Por outro lado a Igreja também compartilha essa alegria da Salvação, não apenas com obras de caridade, mas anunciando (…) a todos aqueles que não conheceram a Cristo”, acrescentou.
Além disso, se referiu às características do patrimônio da Igreja, assinalando que “é criado pelo Povo de Deus (…); não se limita simplesmente a obras de arte, mas que faz parte tudo o que supõem a vida cultural da Igreja (…), portanto este patrimônio não está somente à serviço da Igreja mas do próprio homem”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário