Procissão mais antiga de Lisboa homenageia Nossa Senhora da Saúde
Lisboa – Portugal (Segunda-feira, 09-05-2016, Gaudium Press) A procissão mais antiga de Lisboa é dedicada a Nossa Senhora da Saúde. Neste domingo ela voltou a percorrer as ruas da capital portuguesa. Sobretudo foi mais expressiva nos locais mais próximos ao santuário da Mouraria.
A celebração foi presidida pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda e teve seu término no Largo Martim Muniz, junto à Capelinha da Nossa Senhora da Saúde, com a bênção final.
Na ocasião disse o prelado: “Alegro-me por esta presença, com os nossos símbolos religiosos, ter percorrido as ruas de Lisboa”. O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, também participou da procissão.
A celebração foi antecedida, como habitualmente, pela cerimónia de ‘investidura da venerável imagem’ de Nossa Senhora da Saúde, que neste ano teve a participação e foi delegada em Maria Cavaco Silva, ex-primeira-dama, que foi convidada pelo presidente da República.
A Histórica Procissão
A procissão de Nossa Senhora da Saúde, a mais antiga de Lisboa, foi realizada pela primeira vez em 1570 na Mouraria. A devoção teve seu início a partir de quando os artilheiros de São Sebastião, que ocupavam a pequena ermida da Mouraria, fizeram um voto a Nossa Senhora para que terminasse a grande peste em Lisboa.
Além da imagem de Nossa Senhora da Saúde, estiveram na procissão andores de Santo António e São Sebastião, bem como a imagem de São Jorge, acompanhados por membros dos três Armas e agentes da Polícia de Segurança Pública. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações Ecclésia)
Deixe seu comentário