Missa em honra ao Servo de Deus Guido Schäffer atrai multidão de fiéis no Rio
Rio de Janeiro (Segunda-feira, 09-05-2016, Gaudium Press) Os fiéis cariocas celebraram não somente o dia dedicado ao trabalho, como também festejaram a memória de Guido Vidal França Schäffer, Servo de Deus que está em processo de beatificação no Vaticano.
Na ocasião, a cerimônia teve lugar na manhã daquele dia, no Posto 11 da Praia do Recreio dos Bandeirantes, na qual o religioso de 34 anos, em maio de 2009, veio a falecer enquanto surfava, uma vez que o esporte era sua distração nas horas livres.
Ao comentar as novidades no processo de beatificação de Guido, o vigário episcopal para a vida consagrada, Dom Roberto Lopes, afirmou que está na fase final em âmbito arquidiocesano, e que após a conclusão, será enviado para análise no Vaticano.
Iniciado em janeiro de 2015 durante a Trezena de São Sebastião, o processo, conforme Dom Roberto, será encaminhado para a quarta e última rodada de entrevistas, agora com as pessoas que tiveram contato direto com o religioso e influenciaram a busca da santidade em sua vida.
“Guido já era médico, mas não ficava satisfeito em ser apenas um médico de corpo, ele queria ser também um médico de alma. E buscou isso”, ressaltou o vigário.
Celebração
A celebração da Santa Missa em honra a Guido Schäffer, na Praia do Recreio, não apenas homenageou o médico e surfista carioca que está em processo de beatificação como também teve como intuito atrair o público local para a causa do Servo de Deus, além de proporcionar aos cariocas e turistas o conhecimento de sua história.
Sendo assim, houve a montagem de uma mostra, perto do altar, dedicada a vida de Guido e que levou o nome do Servo de Deus. No espaço, foi distribuída aos presentes a primeira relíquia de Guido.
Para Dom Roberto, a relíquia é importante pelo fato de ser fonte de milagres que contarão durante o processo de beatificação. “Vocês receberão a relíquia, mas têm que dar trabalho para Guido”, brincou ele durante a entrega das relíquias. Em seguida, convidou os devotos para pedir a sua intercessão
O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, esteve presente na cerimônia, ao lado do Padre Jorge Luiz Neves, que preside a Associação Guido Schäffer e escreveu um livro sobre a vida do jovem, e do Padre Omar Raposo.
“Viemos aqui hoje agradecer a Deus por um jovem do nosso tempo que, sendo jovem, mostrou para nós o que é ser santo nos nossos dias. Guido Schäffer transformou o comum da vida em santidade, algo extraordinário”, expressou o Padre Jorge.
De acordo com Dom Orani, “a santidade consiste em deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e colocar-se concretamente à disposição para que as maravilhas aconteçam. E Guido já tinha essa experiência ainda em vida, como mostram os testemunhos daqueles que conviveram com ele”.
A mãe de Guido, Maria Nazareth França Schaffer, que havia feito a primeira leitura da missa, regressava ao local pela primeira vez desde o acidente que tirou a vida do filho. Antes, não vinha a praia por não ter coragem. Contudo, dessa vez sentiu-se consolada. “Creio que tudo na vida é graça; então é muito emocionante estar aqui nesse lugar hoje para essa homenagem”, disse. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário