Conferência Episcopal das Filipinas compõem oração obrigatória para pedir a chuva
Manila – Filipinas (Sexta-feira, 15-04-2016, Gaudium Press) A Conferência de Bispos Católicos das Filipinas emitiu uma oração especial para pedir o dom da chuva para o país, o qual se encontra afetado por uma grave seca devida ao fenômeno do El Niño. A “Oratio imperata” foi publicada na última quarta-feira, 13, e transmitida aos Bispos que tem o poder de implementá-la em suas respectivas jurisdicionais pastorais.
“A sugestão é devida a seca prolongada causada pelo fenômeno do El Niño que tem arrasado várias partes de nosso país, particularmente em Mindanao” explicou o Secretário geral da Conferência de Bispos Católicos das Filipinas, Padre Marvin Mejía. Segundo indicou, a Oratio Imperata é uma oração ordenada que suplica uma intenção em especial.
A oração para pedir a chuva nas Filipinas foi publicada em duas línguas: inglês e cebuano. O texto da oração em inglês, segundo uma tradução livre, implora: “Oh Deus, cheio de graça e misericordioso, Criador, fonte e doador de todas as coisas. Todo poderoso no céu e na terra, te damos a honra e a glória. Te agradecemos por nossa casa, a Terra; por nossa luz, o sol a lua e as estrelas; por nosso descanso: nossa família e amigos, nossa comunidade, nossos vizinhos. Unidos como teus filhos viemos a Ti, implorando nos laves com a chuva, nos concedas a água que necessitamos. Pai, teus filhos estão suplicando para sobreviver, escuta-nos, desejamos viver”.
“A seca prolongada nos está privando dos frutos de nossa terra. As baixas reservas de água significam fome e sede para a maioria de nós. O El Niño continua ameaçando nossa relação mútua. Senhor, este é um fenômeno muito hostil que te suplicamos que detenhas. Neste tempo de superveniente catástrofe, querido Senhor, habita em nossos corações. Ensina-nos a ser mais generosos, tira o melhor de nós, dirige nossos olhos e ouvidos até as necessidades dos outros, em particular os pobres. Move-nos a compartilhar mais, cuidar mais, servir mais e amar mais. Santo Deus, Tu santificas esta terra para ser nosso habitat sagrado. Concede-nos a valentia de tomar em nossa mão os sofrimentos do entorno. Concede-nos força para salvar e proteger a beleza da natureza. Dá-nos sabedoria para restaurar o que tenhamos destruído”.
“Oh amoroso Deus, escuta-nos a nós, teus amados filhos, sinta-nos. Permita que os céus chorem e que suas lágrimas sejam nossa chuva bendita. Tem misericórdia sobre nós, tem misericórdia. Te suplicamos, Deus cheio de graça e misericordioso, permita que chova. Amém”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário