Igreja colombiana prepara esta semana o II Congresso Nacional de Leigos
Bogotá – Colômbia (Terça-feira, 12-04-2016, Gaudium Press) Os fiéis leigos são também chamados pessoalmente pelo Senhor de quem recebem uma missão em favor da Igreja e do Mundo. Assim o recorda São João Paulo II na Exortação Apostólica Pós-sinodal ‘Christifidelis Laici’, sobre a vocação de leigos: “A imagem da vinha se usa na Bíblia de muitas maneiras e com significados diversos; de modo particular, serve para expressar o mistério do Povo de Deus. Desde este ponto de vista mais interior, os fiéis leigos não são simplesmente os obreiros que trabalham na vinha, mas fazem parte da vinha mesma: ‘Eu sou a vinha; vós os ramos'”.
Conscientes deste chamado e do importante lugar dos leigos na Igreja, Colômbia se prepara para celebrar o II Congresso Nacional de Leigos e Assembleia Geral, que ocorrerá de 15 a 17 de abril em Bogotá na Casa de Encontros São Pedro Claver, situada no bairro Ilarco.
Organizado pelo Departamento de Estado Laical do Episcopado Colombiano em união com o Conselho Nacional de Leigos (CNL), o congresso se propõem gerar um espaço de convivência, diálogo e reflexão entre os diferentes movimentos apostólicos, associações, ordens laicais e demais pessoas e instituições vinculadas com o CNL. O tema “Discípulos missionários, artesãos da paz”.
Como fruto deste encontro se busca a constituição de uma rede nacional de leigos, e demais cidadãos de boa vontade, que participem com sugestões e propostas que sirvam por sua vez para a organização de um observatório cidadão que terá por missão a proteção da vida e a família, assim como valores tradicionais que tem caracterizado ao povo colombiano.
As jornadas de trabalho estarão marcadas por conferências e diversos encontros. Entre os conferencistas estarão o Procurador geral da Nação, Alejandro Ordoñez Maldonado; o Padre Wilinton Torres Pulido, responsável do Departamento de Estado Laical da Conferência Episcopal da Colômbia; os delegados da ONU Francesco Vincenti e Sneider Rivera; e os sacerdotes, Darío Echeverry, diretor da Comissão Nacional de Reconciliação do Episcopado Colombiano, e Camilo Sánchez H.
Também estarão presentes os doutores Carlos Corsi Otálora, Gladys Buitrago de Amaya, Andrés Forero Medina e Jorge Otero Quintero.
O Congresso, no qual se espera a participação de 200 pessoas, está dirigido especialmente para os leigos integrantes de associações, grupos, movimentos apostólicos, ordens leigas, assim como pessoas delegadas pelos Bispos que estejam identificadas por seu trabalho ativo comprometido nas paróquias.
Conselho Nacional de Leigos
O Conselho Nacional de Leigos da Colômbia é uma entidade jurídica canônica, sem fim lucrativo, constituída como associação pública e reconhecida pelo Episcopado Colombiano. Sua missão é “ser ponte de legitimação, apoio e acompanhamento do laicado colombiano à luz do Evangelho, servindo como fermento de Fé e compromisso para a construção do Reino de Deus com sua Justiça”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário