Cardeal de Roma participa de evento na PUC-PR
Curitiba – Paraná (Segunda-feira, 11-04-2016, Gaudium Press) O “Átrio dos Gentios”, promovido pelo Instituto “Ciência e Fé” sobre o tema “Deus, Cosmos, Humanidade: um diálogo de fronteiras”, acontecerá pela primeira vez no Brasil. A cidade de Curitiba foi escolhida para sediar o encontro, que ocorre a partir desta segunda-feira, 11, e prossegue até esta quarta-feira, 13.
Na ocasião, o evento contará com a presença do Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Dom Gianfranco Ravasi, conhecido pelo diálogo com o mundo da arte, da ciência e da cultura. Atuante em escavações arqueológicas na Turquia, na Jordânia, na Síria e no Iraque, foi criado Cardeal pelo então Papa Bento XVI, em 20 de outubro de 2010.
Em sintonia com as propostas do “Instituto Ciência e Fé”, e inspirado pelo propósito do Átrio dos Gentios, o “Átrio dos Gentios” propõe um encontro informal e direto dos universitários com o Cardeal Gianfranco Ravasi, para um maior confronto de ideias na diversidade para a promoção do conhecimento.
Outros docentes e especialistas intervirão no encontro, entre eles, o Padre Marcial Maçaneiro, Consultor Teológico do Instituto Ciência e Fé, que abordará o tema “Criacionismo e o evolucionismo”.
Já o encontro do Cardeal Ravasi com o astrofísico Marcelo Glaiser é visto com um dos pontos centrais do evento, uma vez que será abordado o assunto “Deus, Cosmos, Humanidade: um diálogo de fronteiras”.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Além disso, o encontro de caráter internacional celebra os 57 anos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), local que acolherá a reunião.
Fundada em 1959, a instituição foi assumida pelos Irmãos Maristas em 1973. Em 1985, a Congregação para a Educação Católica concedeu à Universidade o título de Pontifícia, reconhecendo assim o seu compromisso com a qualidade, bem como com os valores cristãos e com a solidariedade.
Hoje, a PUC-PR possui 1.650 docentes, além de cerca 25 mil alunos de graduação, sendo 6,5 mil em cursos de especialização, e 1,2 mil estudantes em programas de pós-graduação. O instituto educacional possui ainda 280 laboratórios de ensino e pesquisa.
Os projetos da Universidade estão relacionados a respostas concretas às necessidades de análise crítica e propositiva sobre temas específicos de relevância religiosa, cultura e social.
Em meio à proposta do “Instituto Ciência e Fé”, a PUC-PR valoriza a participação e a coletividade, abrindo amplo espaço para o debate qualificado de ideias, para a construção do conhecimento e para a abertura ao transcendente. (LMI)
Deixe seu comentário