Gaudium news > Cardeal Tarcisio Bertone celebra missa do Perdão em Áquila e pede ‘força de ânimo’ ao povo da cidade

Cardeal Tarcisio Bertone celebra missa do Perdão em Áquila e pede ‘força de ânimo’ ao povo da cidade

Cidade do Vaticano (Segunda, 31-08-2009, Gaudium Press) O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, presidiu no último sábado uma missa solene na cidade italiana de Áquila, evento que faz parte da tradicional celebração regional da ‘Perdonanza’ (Perdão). Pela primeira vez em sua história a missa foi presidida por um secretário de Estado do Vaticano, demonstração da proximidade da Igreja Católica com os afetados pelo terremoto que devastou a cidade em abril.

“Apesar da tragédia do dia 6 de abril passado, estamos aqui hoje, para celebrar o nosso Perdão Celestino”, disse o bispo de Áquila, Monsenhor Giuseppe Molinari, na abertura da celebração.

Em seguida, o cardeal lançou um apelo para que “sejam mantidas as promessas feitas, para dar as pessoas a possibilidade de retomarem uma vida familiar normal nas próprias casas, reconstruídas ou acessíveis, e às próprias atividades econômicas e sociais”.

“(Que) o Ano Celestino seja um verdadeiro Ano Santo de conversão e de redescoberta daquilo que é essencial à nossa existência! De fato, tudo passa e tudo pode se perder em um instante. Somente Deus nos resta, somente o seu amor vai além da morte”, prosseguiu.

O secretário de Estado assegurou ao povo da cidade que o papa Bento XVI reza por ele e “sabe bem quantas são as preocupações, perguntas e problemas que existem na alma de todos os seus habitantes, mas sabe também quão profundas são a confiança e a força de ânimo que todos nutrem”.

Porta Santa

O cardeal Bertone abriu, na cerimônia, a Porta Santa – símbolo do Ano Santo – e o Ano Celestino – que será encerrado em 29 de agosto de 2010, em memória do papa Celestino V. O “Perdão” foi instituído pelo papa Celestino V, que concedeu indulgência plenária, em 1294, a todos os fiéis que, depois de terem se confessado e pedido de perdão por seus pecados, atravessassem a Porta Santa da Basílica de Santa Maria de Collemaggio entre 28 e 29 de agosto. Em 2009 o “Perdão” foi celebrado pela 715ª vez.

Segunda vez

O Cardeal Bertone presidiu a Missa em Áquila pela segunda vez – a primeira foi no dia 6 de abril. Neste mês, sob indulgência especial do Santo Padre, o purpurado já tinha celebrado a missa pelo funeral dos mortos no terremoto. O cardeal lembrou também o dia da primeira missa na homilia deste sábado. “quem poderá esquecer aquelas cenas de sofrimento e de morte? Quem poderá esquecer também a dignidade e o recolhimento daquele rito fúnebre, ao qual, através da televisão, participou, poderíamos dizer, o mundo todo?”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas