Falece Bispo chinês que passou 23 anos em cárceres comunistas
Yujiang – China (Sexta-feira, 08-04-2016, Gaudium Press) Dom Zeng Jingmu, Bispo de Yujiang, China, prelado que não recebeu o reconhecimento das autoridades civis e que desenvolveu seu apostolado na clandestinidade, faleceu no dia 02 de abril, aos 96 anos de idade. Devido à sua permanente fidelidade à Santa Sé, o Bispo padeceu na prisão durante 23 anos. As causas do seu falecimento foram naturais, já que o prelado sofreu uma queda que lhe causou danos em ser crânio.
Até o último momento de sua vida, Dom Jingmu teve que padecer as pressões das autoridades, que o isolaram em um quarto de hospital no qual teve que ingressar por causa da queda e impediram que tivesse visitas de amigos e familiares. O velório do Bispo ocorreu na residência particular do prelado, aonde se dirigiram católicos de várias regiões do país. “O Bispo Zeng foi uma verdadeira testemunha de Cristo, durante toda sua vida”, referiu um católico local a Asia News. “Sempre estive muito impressionado com sua Fé e sua pobreza, tanto material como espiritual. Agora espero que a Igreja de Jiangxi possa estar unida”.
Segundo informou a agência, as autoridades negaram a permissão para o velório público durante oito dias que solicitaram os crentes locais. Seu sucessor, Dom John Peng Weizhao, que foi ordenado Bispo em 2014, está sendo vigiado de forma estrita desde o falecimento do prelado. Este prelado também padeceu a detenção desde a sua nomeação no mês de maio até o mês de novembro desse ano.
Dom Zeng Yujiang ingressou no Seminário aos 10 anos de idade e foi ordenado em 1949. Padeceu 23 anos de prisão durante a Revolução Cultural. Foi ordenado Bispo de maneira secreta em 1990 e ingressou na Ordem dos Padres Dominicanos no ano 2000. Por causa de sua avançada idade, se retirou de suas funções episcopais em 2012. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário