Artista chinesa relata sua conversão iniciada na atração pela arquitetura sacra
Wuhan – China (Sexta-feira, 08-04-2016, Gaudium Press) Yan Xu, artista residente na cidade de Wuhan, China, relatou à CNA sua história de conversão: um relato que mostra a efetividade da beleza como caminho até as verdades da Fé. A atração pela arquitetura sacra católica motivou a exploração da Fé que inspirou a construção da Catedral de São José em Wuhan e finalmente a levou repostas às perguntas mais transcendentais de sua vida.
Seu processo de conversão iniciou em 2003, época da vida de Xu marcada pela perda de seu emprego. “Nesse tempo, somente carregava um caderno de rascunhos e uma caneta comigo; empregava todo o dia fazendo rascunhos urbanos”, recordou. “Gosto de desenhar os edifícios clássicos da cidade e assim foi como encontrei a Catedral de São José”. O fato de descobrir o edifício como algo “magnífico e belo” a motivou a retornar a elaborar mais rascunhos.
“Fiquei ali e logo voltei a fazer o rascunho da minha pintura. No terceiro dia”, relatou, “um sacerdote católico veio e me falou da Fé Católica. Durante anos não me havia importado com a religião, e eu queria saber mais da Fé”. O contato com a Fé motivou a começar a assistir as Missas Dominicais e começar um lento processo até o Batismo. “Assisti a Missa a cada domingo, e orei ao Senhor para que me mostrasse o caminho, ainda que eu não fosse católica”.
O mesmo templo da Catedral foi o lugar onde Xu recebeu o sacramento do Batismo, quase sete anos depois de seu primeiro contato, na Vigília Pascal de 2011. “Mais e mais pessoas estão buscando um caminho e a vida real, a vida de verdade que tem significado e está cheia da misericórdia e a glória de Deus”, destacou a artista sobre o crescimento da Igreja na China.
Xu comentou também sobre as dificuldades que enfrentam os crentes chineses, tais como a ausência de dias festivos nas festas de preceito. “Especialmente na Véspera e no Dia de Natal, na sexta-feira Santa, na Vigília Pascal e na Assunção da Virgem Maria”, relatou. “Se você quer assistir as celebrações, frequentemente deve pedir o dia”. Da mesma forma descreveu que os fiéis devem limitar suas manifestações públicas de Fé aos templos, sem sair do átrio das igrejas.
Seu primeiro contato com a Fé através da arte sacra foi reforçado com o estudo universitário da história da arte. Para Xu é “outra forma de ajudar-me a estar em contato com a Fé Católica”. Seu retrato de Santo Tomás de Aquino, elaborado no estilo das ilustrações dos livros dos copistas medievais recebeu uma menção honorífica no concurso internacional do Circolo San Tommaso D’Aquino. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário