Segundo evento do Pátio dos Encontros, no Rio, reúne representantes da arte brasileira
Rio de Janeiro (Quinta-feira, 07-04-2016, Gaudium Press) No segundo evento do Pátio dos Encontros no Rio de Janeiro – encontro alusivo ao tradicional Pátio dos Gentios que acontece em Roma -, nesta quarta-feira, 6 de abril, no Palácio São Joaquim, houve a presença de representantes da arte brasileira.
Na ocasião estavam presentes o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura de Roma, Cardeal Gianfranco Ravasi, bem como o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, e o Secretário Especial de Turismo, Antônio Pedro Viegas, e demais autoridades civis e eclesiásticas.
O organizador do Pátio dos Encontros, Dom Paulo Cezar Costa, ressaltou que o tema do evento, “Ética e transcendência”, assume um caráter “provocativo” aos leigos, além de ter o intuito de responder a seguinte questão: “De onde vem a sua ética?”.
Em meio a esta temática, o evento cultural é visto como uma forma de trabalhar o tema da beleza que, segundo explicado no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro, nos limites da filosofia e conduz ao discurso ético.
O Cardeal Ravasi, por sua vez, relembrou o Concílio Vaticano II, e por meio de uma mensagem lida aos participantes, destacou o valor da arte como forma de agregar e unir gerações, estabelecendo diálogo entre mundos que aparentemente se encontram distantes.
Para Dom Paulo, a beleza, que foi a temática central deste encontro, clama por ser vista, e assim, estabelece diálogo. “O diálogo respeita as diferenças, a partir do momento que se percebe que juntos podemos construir. E é dialogando que uma sociedade encontra futuro”, disse. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário