Gaudium news > Diocese de Crato (CE) recebe presente vindo de Roma

Diocese de Crato (CE) recebe presente vindo de Roma

Crato – Ceará (Terça-feira, 05-04-2016, Gaudium Press) A terceira e última Porta Santa da Diocese de Crato, no Santuário Diocesano da Divina Misericórdia, na cidade de Barro, foi aberta neste sábado, 2 de abril, durante cerimônia solene.

Gaudium Press.jpg

Na ocasião, a Igreja cearense recebeu um presente especial vindo de Roma: um dos tijolos que foi utilizado na época do Jubileu do ano 2000, pelo então Papa João Paulo II, para serrar a Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro, no Vaticano.

O presente, entregue a poucos Santuários do mundo que foram escolhidos para recebe-lo, foi trazido pelas Irmãs Filhas de São José, mais precisamente, por sua superiora geral da Congregação em Roma, Madre Maria Paula, acompanhada da Irmã Neusa, natural do município cearense.

O Reitor do Santuário, Padre Arnaldo Pereira do Nascimento, ficou a cargo de anunciar o presente vindo de Roma, ao final da Santa Missa, além de fazer a leitura de uma carta assinada pelo prelado da Basílica de São Pedro, Angelo Cardeal Comastri. Na mensagem, o tijolo era ofertado “como sinal de profunda comunhão com o Papa, sucessor do apóstolo Pedro e de participação dos benefícios espirituais do Jubileu”.

De acordo com o Padre Arnaldo, o presente e a abertura da Porta Santa simbolizam “um tempo de grande graça para o Santuário”, pois “cada detalhe, cada momento, cada situação foi muito abençoada pela misericórdia de Deus”. “A gente viu quantas respostas Deus deu de misericórdia (durante todo o processo)”, comentou o sacerdote.

Gaudium Press.jpg

A terceira e última Porta Santa da Diocese de Crato, aberta às vésperas da Festa da Divina Misericórdia, contou com uma preparação iniciada em setembro passado. Na época, foram revisados as formas e os detalhes que a comporiam.

A abertura da Porta Santa, colocada na entrada principal do Santuário, foi presidida pelo Bispo Dom Fernando Panico. Depois, ocorreu o cortejo, atravessando a Porta com destino ao altar, local onde idealizaram o ósculo, e assim, iniciando o rito de aspersão.

Além disso, a cerimônia foi marcada pela realização da Romaria Diocesana, preparada pelo Ministério da Liturgia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas