Espanha recebe pela primeira vez as relíquias de Santo Antônio de Pádua
Madri – Espanha (Terça-feira, 05-04-2016, Gaudium Press) As cidades espanholas de Bilbao, Lerma e Madri terão a alegria de receber nos próximos dias as relíquias de Santo Antônio de Pádua, que pela primeira vez peregrinarão pelo país Europeu. Trata-se de um pedaço de massa corpórea que foi extraída do santo durante uma exumação realizada em 1981 por ocasião do 750º aniversário de sua morte. A peregrinação é organizada por “O pão do pobre”, revista dos devotos do santo paduano, com a colaboração da Comunidade de Franciscanos Conventuais do Mosteiro de Arcella, em Pádua, onde o santo faleceu.
Procedente de Pádua, o busto-relicário do santo, chegou à cidade de Bilbao na última segunda-feira, 04 de abril, onde foi recebido pelo Bispo local, Dom Mario Iceta, que às 19h presidiu uma Solene Missa na Paróquia de San Nicolás. As relíquias permanecerão para a veneração dos fiéis até às 20h.
O relicário foi transladado na tarde desta terça-feira, 05 de abril, à Residência do Sagrado Coração, instituição benéfica, e às 19h será levado às Capuchinas de Basurto onde às 8h30 da quarta-feira 06 de abril se celebrará uma Santa Missa. Neste mesmo dia as relíquias visitarão a Residência “Minha Casa” das Irmãs dos Pobres, as Clarissas de Artebacarra, em Derio, e a Paróquia de Santo Antônio de Pádua de Irala de onde se despedirão, para seguir depois às Carmelitas de Lerma em Burgos, onde permanecerão na manhã do dia 07 de abril.
Desde este dia, até 14 de abril o busto-relicário peregrinará por Madri, começando na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Batán, com uma peregrinação que passará pelo Colégio de São Boaventura onde permanecerá até sexta-feira, 08; seguirá depois para a Paróquia de São Sebastião de Carabanchel, Paróquia de Santa Maria de Caná, onde estará no domingo 10 de abril; posteriormente na Paróquia de Santo Antônio das Cárcavas.
O dia 12 de abril visitará a Paróquia de Santa Cruz e se comemorará a terça-feira de Santo Antônio com a Confraria “El Guindero”. Após sua passagem pela Paróquia da Santa Cruz, onde permanecerá até o dia 13 de abril, o relicário deixará a Espanha para regressar à Pádua.
O corpo do santo padroeiro das causas perdidas permanece na Basílica de Santo Antônio em Pádua, Itália. Ali é visitado a cada ano por milhões de pessoas que ao redor de sua tumba depositam suas orações e agradecem seus favores recebidos.
Com a exumação realizada em 1981 ao celebrar-se o 750º aniversário de sua morte, que esteve a cargo de uma comissão religiosa e outra técnico-científica -ambas nomeadas pela Santa Sé- se encontrou uma caixa pequena de madeira dentro da qual se encontrou o esqueleto, com a exceção do queixo, o antebraço esquerdo, o hábito e a massa corporal, que hoje está no busto-relicário que peregrinará pela Espanha.
Na ocasião, os restos de Santo Antônio foram recompostos em uma urna de cristal que permaneceu para a veneração dos fiéis de 31 de janeiro até o dia 1º de março de 1981. Esta urna depois foi encerrada em uma caixa e situada na tumba-altar que se encontra dedicada ao Santo. Em 2010 seus restos foram expostos novamente aos fiéis. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário