Arcebispo de Praga solicita a Presidente chinês respeito pela liberdade religiosa
Praga – República Checa (Segunda-feira, 04-04-2016, Gaudium Press) O Arcebispo de Praga, República Checa, Dom Dominik Jaroslav Duka, aproveitou a presença do Presidente da China, Xi Jinping, no país para representar a reivindicação pelo respeito à liberdade religiosa e os direitos humanos no país comunista. Seu pedido, expressado em uma carta entregue ao mandatário durante um jantar em sua honra, contrasta com o silêncio oficial da República Checa sobre estas preocupações.
Segundo a informação publicada pela AsiaNews e baseada em declarações do secretário do Arcebispo, a carta continha um pedido de respeito pelos direitos humanos e a liberdade religiosa. Dom Duka afirmou no documento que esperava que o Presidente compreendesse que a liberdade da Igreja e da comunidade são uma parte importante da vida de uma nação democrática.
Enquanto que as autoridades da República Checa são criticadas por setores da opinião pública por causa de seu silêncio sobre assuntos sensíveis da política chinesa nestas matérias, o Arcebispo manifestou que concordou em assistir ao jantar em honra ao mandatário como “uma promessa de respeito à liberdade religiosa na China”.
Além da carta, o prelado obsequiou a Xi Jinping um livro escrito por um artista checo censurado em território chinês por parte do regime comunista desde 1948. Durante a visita oficial, cujo objetivo era a assinatura de vários acordos econômicos estratégicos, se registraram vários atos de protesto contra diversos abusos cometidos pelo governo chinês em matéria de direitos humanos. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário