Gaudium news > Cardeal Patriarca: Fátima foi «fato central» do catolicismo contemporâneo

Cardeal Patriarca: Fátima foi «fato central» do catolicismo contemporâneo

Fátima- Portugal (Segunda-feira, 04/04/2016, Gaudium Press) – Hoje, durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), o cardeal-patriarca de Lisboa afirmou que as aparições de Fátima foram um “fato central e quase estruturante do catolicismo” contemporâneo.NSra_Fatima_2.jpg

Falando na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, D. Manuel Clemente observou que “o Papa Francisco certamente corroborará” a importâncias do santuário nacional “com a sua presença no próximo ano”.

O presidente da CEP assinalou destacou que “O Centenário das Aparições de Fátima já é e ainda mais será um importante fator de reencontro e expansão do que o sentimento ‘católico’ de grande parte do nosso povo pode oferecer à sociedade em geral”.

As aparições: céu preocupado com a Terra

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

Segundo D. Manuel Clemente, a Mensagem de Fátima apresenta “um ‘Céu’ preocupado com a ‘Terra'”.

“Assim mesmo expresso no que a Mãe de Cristo diz aos pastorinhos e nos diz a nós: construir a paz pela conversão das vidas, adorando a Deus e fazendo o bem”, prosseguiu.

Assembleia dos Bispos e Presidente da República

A 189ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, órgão máximo do episcopado católico, conclui-se na quinta-feira, com a apresentação aos jornalistas do comunicado final e dos documentos aprovados pelos bispos.

A 17 de março, o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, entregou ao Papa Francisco o convite formal para que o pontífice visite Portugal em 2017, em nome da República Portuguesa, “a propósito do centenário das aparições de Fátima”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Agência Ecclesia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas