Catedral de Pamplona expõem a riqueza de seu patrimônio sacro às crianças
Pamplona – Espanha (Sexta-feira, 01-04-2016, Gaudium Press) A Catedral de Pamplona, Espanha, implementou desde o mês de fevereiro um projeto de aproximação às crianças sob o nome de “Catedral Infantil”. Trata-se de uma exibição da riqueza cultural e sagrada do templo, através de painéis localizados à baixa altura que detalham as principais características que poderiam ser omitidas desde sua perspectiva o que poderiam resultar distantes para os pequenos.
“No antigo refeitório dos sacerdotes da Catedral, fizemos dez painéis da altura das crianças”, comentou Gonzalo García, responsável pelo Museu da Catedral, a Alfa e Ômega. “Colocamos uma espécie de resumo do mais característico da Catedral”. A exposição tem sido visitada por cerca de mil pessoas, especialmente crianças estudantes, e tem provado beneficiar também as pessoas em cadeira de rodas.
Os elementos de arte sacra, colocados ao alcance das crianças provaram sua milenária utilidade para transmitir as verdades da Fé, como o demonstra um dos retábulos da Catedral que representa cenas da vida de Jesus. “Aos catequistas que vem com seus grupos, lhes vem fenomenal para contar às crianças”, relatou Garcia.
Outros elementos destacados pela exposição são as esculturas dos Santos, como São Fermín e São Francisco Javier, assim como o túmulo do rei Carlos III e sua esposa Leonor de Trastámara, governantes que “são muito queridos aqui e também fizeram muito pela Catedral. Por isso estão enterrados no centro”, explicou Garcia. As crianças não podem apreciar de perto a beleza do Sacrário e um dos cálices que já não está exposto na Catedral, com os quais se explica aos visitantes detalhes sobre a celebração litúrgica da Eucaristia. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário