Mais de 20 mil batismos são registrados na China durante a Páscoa
Beijing – China (Quinta-feira, 31-03-2016, Gaudium Press) O crescimento da Igreja Católica na China continua sendo um sinal de esperança em meio do endurecimento da situação da liberdade religiosa no país. Segundo informou a agência AsiaNews aproximadamente 20 mil batismos se registraram na Páscoa deste ano no país, alguns significando um notável incremento de fiéis nas comunidades locais de crentes.
Um dos casos destacados pelo informativo missionário é o de uma paróquia na periferia de Shanghai na qual se congregam apenas 100 fiéis mas que registrou o Batismo de 27 novos católicos, o que significa um crescimento superior a 25%. Os Batismos de adultos não se registram somente na Páscoa, mas se realizam no Natal, Pentecostes ou Assunção da Santíssima Virgem, porquanto se espera que o número de adultos batizados alcance 100 mil durante o ano.
A busca da admissão na Igreja é uma demonstração da insuficiência do desenvolvimento econômico para responder as necessidades profundas do homem e uma rejeição ao materialismo imperante na sociedade chinesa. “Depois de que conheci alguns católicos, me senti aceito e acolhido como uma pessoa com dignidade, não valorizado por minha riqueza ou minha pobreza”, explicou à AsiaNews um dos novos católicos.
Apesar do número oficial de batizados ser alto, os registrados em comunidades clandestinas se estimam ainda maiores e o aumento do número de crentes no país suscitaria a preocupação estatal e seria a motivação de campanhas como a levada a cabo em Zhejiang, onde as cruzes e templos tem sido objeto de demolições forçadas. Segundo a agência, existem cálculos que estimam em mais de 100 milhões o número de cristãos, cifra que supera aos 85 milhões de membros do Partido Comunista no poder desde meados do século XX. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário