Gaudium news > Cidade do Rio de Janeiro sedia iniciativa do Vaticano

Cidade do Rio de Janeiro sedia iniciativa do Vaticano

Rio de Janeiro (Terça-feira, 29-03-2016, Gaudium Press) A iniciativa do Vaticano relacionada ao Pontifício Conselho da Cultura, o Pátio dos Gentios, promove o diálogo entre cristãos e não cristãos.

Gaudium Press.jpg

Nos próximos dias 6 e 8 de abril, a cidade do Rio de Janeiro terá a oportunidade de receber o encontro, que teve sua primeira edição realizada em Paris, no mês de março de 2011, sob a condução do Papa Bento XVI.

Contudo, esta edição adotará o nome de “Pátio dos Encontros”, uma vez que a ideia está direcionada à vocação de diálogo e conhecimento recíproco entre o mundo religioso e não religioso, tendo como tema “Ética e Transcendência”.

De acordo com o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa, o encontro é uma oportunidade para o diálogo, fundamental para a construção de uma sociedade.

“Escolhemos esse nome para levar adiante a cultura do encontro, promovida pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Theatro Municipal. Ou seja, isso resulta no fato de as pessoas se encontrarem nas religiões, junto aos homens e mulheres de boa vontade. Essa cultura é importante para o diálogo na vida de uma sociedade e na caminhada dos diversos atores que a compõe”, explicou o prelado.

Nesta ocasião, o presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, desembarca na Cidade Maravilhosa em 6 de abril. No dia, participa de um almoço na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), junto a representantes da sociedade civil. Depois, haverá um encontro com os representantes da área artística.

No dia 7 de abril, o “Pátio dos Encontros” será realizado no Theatro Municipal, contando não apenas com a presença do presidente do Pontifício Conselho da Cultura, como também a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, do professor e jornalista Arnaldo Niskier e do professor Muniz Sodré, que ficarão encarregados de dialogar sobre o tema “Ética e Transcendência”.

“Queremos que cada pessoa responda com honestidade de onde é que provém a própria ética, independente de ser cristão ou não cristão. Esse será um bonito momento, que vai contar ainda com apresentações musicais. Será um diálogo agradável, uma noite para, verdadeiramente, produzir encontros. Onde existir homens e mulheres pensantes, sempre haverá espaço para o diálogo”, afirmou Dom Paulo.

Já no dia 8, acontece uma Aula Magna sobre meio ambiente, ética e ecologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). Neste dia, o Cardeal Ravasi abordará os temas a partir da encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas