Mostra em Limeira (SP) reúne objetos religiosos do Século XVIII
Limeira – São Paulo (Segunda-feira, 28-03-2016, Gaudium Press) Obras de arte sacra diversas serão apresentadas aos fiéis católicos e interessados na exposição “Visões do Sagrado – Arte Sacra na Diocese de Limeira”. A mostra, situada no Espaço Cultural Engep, em Limeira, desde o dia 19 de março, traz peças do oriundas do século XVIII e dos dias atuais.
Além de contar com esculturas em barro, madeira e gesso, a exposição terá ainda a apresentação das obras em prataria e diversos tipos de metais que serviam ao culto, como cálices, turíbulos, ostensórios e relicários. As antigas vestes utilizadas pelos sacerdotes católicos até antes do Concílio Vaticano II também fazem parte deste acervo.
Entre os destaques estão as imagens de Nossa Senhora da Dores e um crucifixo de banqueta, datado do início do século XIX em madeira entalhada, que teriam pertencido à primitiva capela que deu origem à cidade de Limeira em 1826.
O curador da exposição, João Paulo Berto, revelou que o estudo que deu origem à mostra é resultante de um amplo trabalho de inventário dos bens culturais diocesanos, que teve início ainda neste ano.
“No campo das artes, aquela produzida no âmbito religioso é uma das mais importantes, em especial pela sua diversidade. Assim, a partir das peças expostas, procuramos mostrar que, além do culto, estes itens nos ajudam a entender melhor a história, a arte e a cultura das comunidades”, disse Berto, ressaltando ainda que a mostra é voltada ao público em geral.
A mostra “Visões do Sagrado” é pertencente à programação dedicada ao ano jubilar da Diocese de Limeira. No próximo dia 26 de junho, o bispado completará 40 anos de criação e instalação. Durante suas quatro décadas de existência, a Igreja do interior acumulou inúmeras histórias de Fé, e possui atualmente 86 paróquias e quase 400 comunidades, responsáveis por guardar um extenso acervo de imagens e paramentos.
O Bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, destacou a exposição como “um marco na história da diocese”, sendo um ponto de partida para a criação do Museu de Arte Sacra da Diocese, projeto este que se encontra em andamento e deve se concretizar em breve.
Além disso, o prelado contou que a mostra somente foi possível de ser realizada graças à parceria com o Instituto Sociocultural “Cássio de Freitas Levy” e com o Espaço Cultural Engep, que acreditaram no projeto.
“Visões do Sagrado – Arte Sacra na Diocese de Limeira” seguirá aberta até o dia 2 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h, com entrada gratuita. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Limeira
Deixe seu comentário