Em Vigília Pascal, Cardeal de São Paulo destaca a renovação da Fé em Jesus Cristo
São Paulo (Segunda-feira, 28-03-2016, Gaudium Press) A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo foi anunciada pelos fiéis da Arquidiocese de São Paulo, que celebraram na noite deste Sábado Santo, 26 de março, a Solene Vigília Pascal na Catedral Metropolitana, presidida pelo Cardeal Arcebispo Odilo Pedro Scherer.
Neste dia, o público reunido na Praça da Sé diante das escadarias da Catedral acompanhou a bênção do “fogo novo”, usado para acender o Círio Pascal, considerado o símbolo de Cristo ressuscitado.
E com o Círio, o interior da Catedral, que estava escuro, foi iluminado com a luz da vela, trazida por um diácono que entoou por três vezes a frase “Eis a luz de Cristo!”. Depois, os celebrantes e fiéis acendiam suas velas dessa mesma luz, para assim ouvirem a proclamação solene da Páscoa do Senhor. E em seguida, a “mãe de todas as vigílias”, como é conhecida a Vigília Pascal, foi encerrada com o Tríduo Pascal.
Além disso, o momento solene contou com a liturgia batismal, onde os fiéis renovam suas promessas batismais, ao mesmo tempo que os novos cristãos recebem os sacramentos da Iniciação Crista. No total, 12 adultos – ex-dependentes químicos que viviam em situação de rua – foram batizados por Dom Odilo, recebendo a unção da Confirmação (Crisma) e fazendo ali a sua primeira comunhão.
Em sua homilia, o purpurado comentou que na noite santa da Vigília Pascal, somos todos convidados a proclamar com a Igreja e a renovar em nossos interiores a Fé em Jesus.
“Temos a possibilidade de renovar conscientemente nossa adesão de Fé a Jesus Cristo, de acolher a água pura, a graça de Deus, do Espírito Santo, da vida nova que nos é dada para podermos viver com Cristo a vida nova”, disse.
O Cardeal, aliás, ao mencionar este assunto, não conteve sua alegria ao saber que na noite de Páscoa, assim como na Catedral, milhares de pessoas foram batizadas pelo mundo. Na China, por exemplo, aproximadamente 30 mil pessoas receberam o Sacramento do Batismo.
“Alegremo-nos! Tenhamos serena alegria e satisfação por sermos batizados em Cristo, membros da família, seu povo. Honremos sempre em nossa vida a dignidade que nos foi dada no nosso Batismo e ajudemos os nossos irmãos a também viver a alegria da fé da participação na família de Deus e a missão de testemunhar Jesus Cristo vivo e ressuscitado no meio do mundo”.
Segundo Dom Odilo, o cristão nunca se pode dar por vencido, da mesma forma como Jesus nunca foi vencido, e por fim, venceu a morte. “Jesus não venceu para derrota-los, mas para os salvar também. Assim, nós, cristãos, não somos aqueles que combatem os que não creem ou os que creem diferentemente de nós, mas de conquista-los para Cristo para a vida a vida nova, para viverem a dignidade dos filhos de Deus como irmãos, amando-se uns aos outros como também nós aprendemos de Cristo”, acrescentou.
No final da cerimônia, o Arcebispo de São Paulo expressou: “que o Senhor ressuscitado renove em nós a graça do seu Espírito, alegria da fé, a alegria da pertença à Igreja e o fervor missionário para transmitirmos aos outros as riquezas da fé que nós mesmos também recebemos”. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário