Gaudium news > Concluídos os trabalhos de restauração da Capela Real em Granada, Espanha

Concluídos os trabalhos de restauração da Capela Real em Granada, Espanha

Granada – Espanha (Quarta-feira, 23-03-2016, Gaudium Press) Dez anos se passaram dos trabalhos de restauração do exterior do templo que por séculos foi resguardado os restos mortais dos Reis Católicos, Isabel I de Castilha e Fernando II de Aragão em Granada, Espanha. Isto graças a que na Capela Real se concluiu um processo de melhoria do patrimônio que se iniciou há 30 anos com arranjos de seu interior, um lugar que é visitado por milhares de turistas a cada ano.

Concluídos os trabalhos de restauração da Capela Real em Granada, Espanha.jpg

A conclusão dos trabalhos foi apresentada durante uma coletiva de imprensa celebrada no dia 17 de março, uma vez se retiraram os andaimes do lugar. Participou o Capelão Maior, Dom Manuel Reis; e Pedro Salmerón, arquiteto do projeto.

Em sua intervenção, o Capelão agradeceu as pessoas que participaram dos trabalhos, desde os restauradores, obreiros, o arquiteto, assim como as empresas e o Capítulo da Catedral, aos quais convidou a “transmitir a satisfação que temos e alegria de uma obra completada, e transmitir essa satisfação à sociedade granadina, tanto a da Igreja como a da sociedade em geral, porque o monumento é verdadeiramente significativo para a cidade”.

Por sua vez o arquiteto Salmerón explicou no que consistiram os trabalhos de recuperação, assinalando que eles se centraram nos exteriores tanto do templo como da sacristia, assim como as cobertas, as cresterias, os pináculos e os espaços que existem entre os escoramentos.

Comentou que a maior dificuldade foi a restauração dos pináculos e as cresterias, já que foi “custoso no tempo e dinheiro”, mas que era importante realizá-lo, posto que “tem um valor estrutural”. Disse também que se efetuou uma limpeza da pedra, que permitiu “recuperar seus valores e matizes”.

Salmerón acrescentou que o trabalho dos dez anos se integra “muito melhor no ambiente monumental”, e que sua conservação “repercute de forma inquestionável no ambiente da cidade”.

“Nossa intenção foi que o exterior da Capela Real acompanhe aos valores que tem o interior, e os valores procedem, na minha opinião, de uma visão importante, enquanto ao que era o manejo do patrimônio”, acrescentou.

A culminação destes trabalhos de recuperação coincidem com as comemorações do V Centenário de Falecimento do Rei Fernando o Católico, acontecimento que a Capela Real celebra este ano de maneira especial por meio de várias atividades.

De 1986 até 2005 também se levaram a cabo trabalhos de recuperação e restauração, desta vez do interior da Capela Real. As obras se realizaram nos sepulcros dos Reis Católicos, no portão interior, os retábulos, o mobiliário, os paramentos interiores, e o museu.

A Capela Real é um dos Patrimônios Culturais da Igreja em Granada, sendo muito visitada por turistas que chegam à cidade espanhola. O templo recebeu no ano passado mais de 380 mil visitantes.

O templo onde se encontram os restos mortais dos Reis Católicos está situado junto à Catedral de Granada. Além da Rainha Isabel I de Castilha e Fernando II de Aragão, ali também se encontram os corpos de Joana I de Castilla -Filha dos Reis Católicos-, e seu esposo Felipe I de Castilha. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas