Gaudium news > Ordenado novo bispo auxiliar em Porto Alegre

Ordenado novo bispo auxiliar em Porto Alegre

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quarta-feira, 23-03-2016, Gaudium Press) A Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio, no Paraná, acolheu nesta última sexta-feira, 18, a ordenação episcopal do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizeti de Souza.

Gaudium Press.jpg

A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler, e concelebrada por Dom Manoel João Francisco, bispo diocesano, e Dom Getúlio Teixeira Guimarães, bispo emérito de Cornélio Procópio.

Neste dia, houve a presença de diversos bispos vindos de outros estados brasileiros, como o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnello, Arcebispo emérito de Salvador, bem como demais sacerdotes que concelebraram a missa, que contou com a participação de milhares de fiéis na igreja e no salão Dom Bosco, anexo à igreja. Muitos, inclusive, devido à falta de espaço do local, tiveram que acompanhar a celebração por meio de um telão.

Em sua homilia, Dom Jaime destacou a mais nova missão do bispo, citando a frase de São João XXIII: “O bispo deve ter o estilo de pastor que é o de contar as ovelhas uma por uma”.

Neste sentido, contar as ovelhas, segundo o prelado, não se deve apenas ao fato de controla-las ou dominá-las, e sim promover a solicitude, servindo com vontade a Deus.

Na Arquidiocese de Porto Alegre, prosseguiu Dom Jaime, as ovelhas são muitas, sendo que o trabalho requer intimidade com o grande Pastor de nossas almas. E para isso, o pastor deve ser um exemplo, pois sua missão é a de despertar a esperança e a caridade na sociedade, confirmando na Fé os irmãos, além de ser realizada à luz do Evangelho.

Depois, dirigiu-se ao Monsenhor Aparecido, e lembrando seu lema episcopal, “a ti basta a minha graça”, conforme São Paulo (2 Cor 12,9), exortando-o a não ter medo, o Arcebispo desejou ao religioso que Cristo o sustente sempre.

E em seguida, não deixou de manifestar sua gratidão ao bispo diocesano e ao bispo emérito de Cornélio Procópio pelo novo bispo auxiliar.

No final da homilia, foi a vez de Dom Aparecido Donizeti afirmar seu compromisso com a Igreja de Porto Alegre. Logo, após a ladainha de todos os santos e da imposição das mãos dos bispos presentes, teve sua cabeça ungida e recebeu os símbolos da missão episcopal, sendo eles o anel, o báculo e a mitra.

E no encerramento da cerimônia, o novo bispo agradeceu a todos pela participação em sua vida e durante sua ordenação episcopal. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas