Gaudium news > Igreja na Polônia desenvolve ‘app’ para viver experiências de misericórdia a cada dia

Igreja na Polônia desenvolve ‘app’ para viver experiências de misericórdia a cada dia

Igreja na Polônia desenvolve 'app' para viver experiências de misericórdia a cada dia 1.jpgCracóvia – Polônia (Quarta-feira, 23-03-2016, Gaudium Press) “Misericors”, assim se chama o aplicativo para dispositivos móveis que recentemente desenvolveu a Igreja na Polônia por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) -que se celebrará em Cracóvia em julho-, e pelo 80º aniversário da revelação de Jesus Misericordioso a Santa Faustina Kowalska, religiosa polonesa conhecida como o “Apóstolo da Misericórdia”.

O ‘app’, que está disponível em vários idiomas (entre eles polonês, inglês, espanhol, francês e italiano), foi entregue ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização -dicastério vaticano a cargo dos eventos do Jubileu- como presente de aniversário para o Papa, celebrado em dezembro.Igreja na Polônia desenvolve 'app' para viver experiências de misericórdia a cada dia 2.jpg

Seu objetivo é ajudar aos fiéis e usuários das novas tecnologias a colocar em prática em suas vidas cotidianas as obras de misericórdia, respondendo assim ao chamado que fez o Papa Francisco ao convocar o Ano Santo.

“É meu vivo desejo que o povo cristão reflita durante o Jubileu sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais. Será um modo para despertar nossa consciência, muitas vezes entorpecida diante do drama da pobreza, e para entrar ainda mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina”, diz o Santo Padre na Bula “Misericordiae Vultus”.

Por isso o ‘app’ é interativo permitindo que os usuários pratiquem a misericórdia, animando-lhes à oração pessoal e comunitária. De acordo com o Padre Józef Kloch, sacerdote polonês que foi entrevistado pela Rádio Vaticano, o aplicativo “é nossa resposta ao que uma pessoa simples deveria fazer (…) Que posso fazer por outras pessoas?”.

O aplicativo ajuda aos fiéis a conectar sua vida social, as redes sociais que utilizam, com a vida espiritual, compartilhando as obras de misericórdia que colocaram em prática em seus muros.Igreja na Polônia desenvolve 'app' para viver experiências de misericórdia a cada dia 3.jpg

“O que é verdadeiramente interessante deste aplicativo é a interação (…) Isto significa que eu posso escrever que vou fazer esta semana, como posso ser misericordioso, como posso ser bom para outra pessoa”, acrescenta o sacerdote.

Devido a que o ‘app’ se inspira na devoção da Divina Misericórdia, promovida pela Sor Faustina Kowalska, também ajuda para que as pessoas orem diariamente com a Coroinha da Misericórdia, que se reza às 15h, e é a única oração, depois do Pai Nosso, cujas palavras revelou o mesmo Jesus.

O ‘app’ igualmente, proporciona extratos do diário da Santa Polonesa que contribuem à meditação de cada dia.

Para o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, dicastério vaticano a cargo da organização da JMJ, este aplicativo será de grande utilidade na preparação dos jovens que participarão no encontro mundial que se celebrará em Cracóvia no mês de julho, o qual estará centrado no tema da misericórdia. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas