Jornada pela Vida é celebrada na Espanha
Madri – Espanha (Terça-feira, 22-03-2016, Gaudium Press) No próximo 04 de abril a Igreja na Espanha comemorará a Jornada pela Vida 2016. O evento, que tradicionalmente se celebra no dia 25 de março, dia da Anunciação do Senhor, nesta ocasião se transladou para abril pela coincidência da data com a Sexta-feira Santa.
Por ocasião da jornada, os Bispos da Subcomissão Episcopal para a Família e a Defesa da Vida do Episcopado Espanhol (CEE), que preside Dom Mario Iceta Gavicagogeascoa, Bispo de Bilbao, dirigiu uma mensagem na qual chamam a promover e proteger a ecologia humana.
“Neste cuidado da casa comum deve ocupar um posto central a ecologia humana, que deve ser promovida e protegida como expressão daqueles que são não só criaturas, mas, ‘imagem e semelhança’ de Deus”, assinalam os prelados da Subcomissão para a Família e Defesa da Vida.
“‘Façamos o homem à nossa imagem e semelhança’ -é o diálogo do amor de Deus- ‘criou, pois, Deus ao homem à sua imagem, a imagem de Deus o criou; o homem e a mulher os criou’. É a marca pessoal de Deus na criação e o que no último termo a fundamenta e cheia de sentido”, prosseguem, tomando parte do Livro do Gêneses.
Assinalam, ainda, que no cuidado da ecologia humana “se encontra como elemento primordial o cuidado de todas as pessoas, desde o início de sua existência até sua morte natural”; e que ela “nos pede especialmente que cuidemos a primeira ‘casa’ em que habitamos, o seio das mães, lugar de acolhida e proteção, onde se estabelece o primeiro diálogo humano, o novo ser com sua mãe, que fundamentará toda relação humana”.
“A vida humana necessita ser protegida desde o começo de sua existência e promovida e acompanhada até seu fim. Como assinala o Papa Francisco, não tem sentido lutar pela proteção dos animais, dos bosques e dos oceanos, e não nos mover-nos diante do drama do aborto”, acrescentam os Bispos.
Além disso, manifestam que da mesma forma que é importante implicar-se no cuidado da “casa comum”, é transcendental “trabalhar juntos pela proteção da vida”, já que é responsabilidade de todos “trabalhar por uma cultura da vida que contribua ao desenvolvimento de uma sociedade plenamente humana”.
“Defendamos a natureza e, nela, defendamos a vida humana em todas suas fases, vicissitudes e condicionantes. Não há nada nem ninguém mais digno na criação que o ser humano, pois é a única criatura na terra que Deus quis por si mesma e que conhece e ama de modo pessoal: nos criou à sua imagem, somos amados incondicionalmente por Deus e estamos chamados a ser seus filhos. Há algo maior que isto?”, exortam.
Finalmente, convidam para que no Ano da Vida Consagrada, se contemple “o início deste dom de Deus no começo de nossa própria existência”, e oram a Deus para que “nos conceda a capacidade de reconhecer sua misericórdia em todo o criado, de modo particular e eminente nos irmãos e irmãs que nos presentearam”.
A Jornada pela Vida se celebra em todas as Dioceses espanholas durante as celebrações Eucarísticas nas quais se comemora o Evangelho da Vida e se pede a Deus para que os dirigentes lutem pela promoção de leis que protejam a vida humana, pelas mães em gestação e pela defesa de toda vida humana.
Em preparação a esta Jornada, a Subcomissão Episcopal de Família e Vida colocou à disposição uma série de materiais -a mensagem dos Bispos, o Subsídio Litúrgico, a Estampa e oração e o cartel-, aos quais se pode acessar a partir do website do Episcopado Espanhol. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário