Gaudium news > Catedral de Brasília celebra Missa às pessoas com deficiências e necessidades especiais

Catedral de Brasília celebra Missa às pessoas com deficiências e necessidades especiais

Brasília (Terça-feira, 22-03-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Brasília promoveu neste último sábado, 19 de março, a Santa Missa dedicada às pessoas com deficiências e familiares, na Catedral Metropolitana. Na ocasião, a cerimônia foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Valdir Mamebe.

Gaudium Press.jpg

Com o propósito de instituir a inclusão social, bem como resgatar a dignidade e defender direitos das Pessoas com deficiência e dos familiares, a celebração acolheu desde surdos à cadeirantes e jovens portadores da síndrome de down, além de adultos com diversos níveis de deficiências mentais.

O Padre José Rinaldo, Diretor do Curso de Educação para Surdos, foi um dos representantes dos de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que inclusive, celebrou, simultaneamente, para um grupo com deficiência auditiva.

“Essa missa de hoje, sábado à tarde, aqui na Catedral, reveste-se de uma singularidade porque nós congregamos aqueles nossos irmãos que no dia de amanhã teriam mais dificuldade de chegar, deslocar-se e participar com todos. E nós queremos que essa celebração seja, de fato, uma ocasião de nos sentirmos alcançarmos pela misericórdia de Deus”, afirmou Dom Mamebe.

Em sua homilia, o prelado não deixou de mencionar o sofrimento diário de quem é portador de necessidades especiais, e aproveitou para deixar uma mensagem de ânimo e conforto aos presentes:

“Não desanimemos se os dias são difíceis. Deus é maior que nossos problemas. Deus é muito maior. Rezemos para que uma sociedade melhor seja alcançada por todos nós”.

“A divergência tem de ser fator de identificação, mas jamais, ocasiões de exclusões. Nós somos todos um povo amado por Deus. Somos todos a nação que tem Jesus Cristo como Senhor. Não permitamos que o inimigo semeie derrota em nosso meio, nós somos vitoriosos em cristo”, acrescentou.

Prestes a encerrar a cerimônia, Dom Mamebe pediu as orações dos fiéis pela situação atual do Brasil:

“Peçamos pela nossa Pátria, para que ela se redescubra como lugar que Deus escolheu para si, porque como não nos cansamos de dizer: ‘Deus é brasileiro’. Por isso, peço que cada um aqui presente ao celebrar a Semana Santa, ofereça o que tem de melhor, para que dias de solidariedade e de paz possam ser construídos. Sejamos solidários ou nunca veremos dias melhores. Que Deus abençoe essa semana Santa. E que de fato, ela (Semana Santa) seja a primeira dos restos das vidas de cada um de nós, uma semana de uma vida santa”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas