Instituto na Bahia organiza seminário sobre Monsenhor Gaspar Sadoc
Salvador – Bahia (Segunda-feira, 21-03-2016, Gaudium Press) Através do apoio da Associação Baiana de Imprensa e da Arquidiocese de Salvador, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia realiza no próximo dia 23 de março, às 14h, o seminário “Monsenhor Gaspar Sadoc: 100 anos de uma vida prestante”.
Com a coordenação do professor Jaime Nascimento, o encontro contará ainda com palestras do professore Luiz Guilherme Pontes Tavares, dos padres Lázaro Muniz e Manoel Filho e a pesquisadora Antonia da Silva Santos, que abordarão a trajetória intelectual e religiosa deste que é considerado um dos mais respeitados sacerdotes da Igreja Católica na Bahia e orador sacro vivo do Brasil.
Monsenhor Gaspar Sadoc
Oriundo de Santo Amaro da Purificação, o religioso foi ordenado em 1941, tornando-se desta forma o primeiro vigário da Paróquia dos Santos Cosme e Damião, na Liberdade. Na comunidade, permaneceu por sete anos, quando foi transferido para a Paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu, na qual exerceu o ministério por 17 anos.
Depois, o Monsenhor Sadoc partiu para a Paróquia Nossa Senhora da Vitória, onde nos últimos anos, celebrava missas, além de assistir os fiéis em seus problemas espirituais.
Considerado um dos maiores oradores da Bahia, foi professor de latim e História, lecionando seus conhecimentos no Ginásio Dom Macedo Costa, bem como nos colégios da Polícia Militar, Sofia Costa Pinto e na Escola Técnica.
Ao longo do tempo, Monsenhor Sadoc teve a oportunidade de ser mestre de vários padres e bispos da Arquidiocese de Salvador.
No dia 7 de março de 1990, foi eleito para a Academia de Letras da Bahia, tomando posse em 16 de outubro, no salão nobre da atual sede.
Em toda sua vida sacerdotal, o religioso centenário percorreu diversos estados e cidades, sempre levando a mensagem da Fé. Ao todo, proferiu mais de 3 mil sermões. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador
Deixe seu comentário